Geral

Governo do ES não tem data para emitir nova carteira de identidade

Segundo o órgão, as carteiras expedidas conforme os padrões anteriores aos estabelecidos no novo decreto permanecerão válidas até 28 de fevereiro de 2032

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

As novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) devem ser emitidas pelo Distrito Federal, São Paulo e outros 13 estados brasileiros até 6 de novembro. Diante disso, muitos moradores do Espírito Santo se questionam: como ficará a situação no Estado? 

A Gerência de TI da Secretaria de Segurança Pública e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) destacaram que no Estado não há uma data definida para iniciar as confecções da nova carteira.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entretanto, há um pedido em andamento, de alguns estados, ao governo federal para a prorrogação do prazo, resposta que está sendo aguardada no decorrer desta semana.

Além disso, foi destacado que os órgãos estão trabalhando de maneira intensa na reta final, para atingir o prazo do início de novembro. 

Carteiras com padrões antigos são válidas até 2032

As Carteiras de Identidade (CIN) expedidas conforme os padrões anteriores aos estabelecidos no novo decreto permanecerão válidas até 28 de fevereiro de 2032. 

Ou seja, a população tem até esta data para renovar sua carteira de identidade. “Por isso, reforçamos que não há pressa”, destaca o órgão. 

>> Quadrilha sequestra empresária no ES, exige resgate de R$ 300 mil e acaba presa

Onde será possível emitir o novo RG no Estado? 

As regras de agendamento para atendimento não mudarão em virtude do novo modelo. Atualmente 13 postos de identificação possuem agendamento on-line no link. 

São liberadas senhas diariamente às 8h da manhã, sendo semanalmente em torno de 4.500 senhas.

Inicialmente, o serviço será híbrido, com isso, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) continuará emitindo o modelo antigo e estendendo a emissão para parcelas da população e aumentando o número de postos de identificação habilitados. 

Além disso, a emissão começa experimentalmente para pessoas selecionadas que solicitarem a 1ª via e que estiverem sem pendência na base da Receita Federal.

LEIA TAMBÉM: ES recebe alerta da Defesa Civil Nacional para chuvas intensas e queda de granizo

Pontos moeda