Geral

Enem: candidatos que moram a mais de 30 km dos locais de prova poderão pedir reaplicação

Após reclamações de estudantes sobre a distância dos locais de aplicação das provas, o Inep informou que os candidatos afetados vão poder pedir a reaplicação

Foto: Arquivo Inep (Arte: Folha Vitória)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anunciou na segunda-feira (30) que os estudantes alocados a mais de 30 quilômetros de suas residências poderão pedir reaplicação da prova. De acordo com o Inep, cerca de 50 mil pessoas estão nessa situação.

>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória

Em nota, o Inep afirmou que os estudantes que estiverem com esse problema poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro. Os pedidos de reaplicação poderão ser feitos na página do participante entre os dias 13 e 17 de novembro. As solicitações serão analisadas pelo instituto.

Nas últimas semanas, candidatos relataram problema na alocação para fazer o Enem. Há relatos, por exemplo, de estudantes que moram na região da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e terão de fazer a prova em Taboão da Serra, município da Região Metropolitana.

No Rio de Janeiro, uma estudante de Campos dos Goytacazes teve a prova marcada para Macaé, a cerca de 280 quilômetros de distância.

LEIA TAMBÉM: Cartão de confirmação do Enem é liberado: veja como consultar o seu local de prova

Após inúmeras queixas, o Inep decidiu proporcionar outra data para que esses estudantes façam a prova. O órgão frisou, no entanto, que apenas cerca de 1% dos candidatos foi afetado pelo problema e que a maioria deles está em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes“, explicou o Inep ao fixar uma data alternativa.

LEIA TAMBÉM: Enem: o que comer antes e durante as provas? Veja cardápio

Cerca de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem, que ocorre em 5 e 12 de novembro. No Espírito Santo, são mais de 70 mil inscritos.

REAPLICAÇÃO DO ENEM 2023

Quem pode solicitar a reaplicação pela distância?

Tem direito a solicitar a reaplicação dos estudantes que residem a uma distância superior a 30 quilômetros do local de aplicação, caso estejam no mesmo município. 

Quando e onde será realizada a reaplicação?

A reaplicação da prova está prevista para ocorrer em 12 e 13 de dezembro. Pela determinação do edital, a distância mínima é de 30 quilômetros entre o local de moradia e o de aplicação.

A definição dos locais só será realizada após a solicitação da reaplicação, que deve ser feita entre 13 e 17 de novembro. 

Como solicitar a reaplicação das provas do Enem?

O Inep disponibilizará uma aba específica na Página do Participante, onde os detalhes da nova aplicação poderão submeter seus pedidos para análise. O sistema estará aberto para receber as informações no período de 13 a 17 de novembro, após a realização da primeira aplicação.

GUIA DO ENEM 2023: VEJA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.