GUIA ENEM 2023

Enem: veja possíveis temas e dicas para escrever uma boa redação

Exame é a principal forma de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil. Provas serão aplicadas em 05 e 12 de novembro

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

A pouco mais de 15 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a tensão e a ansiedade dos cerca de 3,9 milhões de candidatos inscritos para fazer as provas em 2023 só aumenta. 

Estudantes de todo o país se dedicam aos estudos e a revisão dos conteúdos para o segundo maior vestibular do mundo, que completa 25 anos este ano. Em 2023, as provas do Enem serão aplicadas em 05 e 12 de novembro.

>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória

Um dos momentos mais aguardados e temidos pelos candidatos é a prova de Redação, que carrega consigo um peso significativo na pontuação geral. 

Controlar a ansiedade pode ajudar os candidatos a ter um desempenho melhor na escrita do texto. Essa é uma das dicas da professora de Língua Portuguesa, Késia Gomes da Silva.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Professora do cursinho popular de Pré-Vestibular Dandara, do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam-ES), ela explica que, além dos estudos, também é importante cuidar da mente e do corpo na reta final dos preparativos.

 "É muito comum que os estudantes fiquem nervosos e apreensivos com a chegada da prova. Uma boa dica para esta reta final é tentar evitar a ansiedade. Momentos de relaxamento, descontração com amigos e família, atividades físicas e cuidados pessoais são grandes aliados do candidato. Além disso, manter uma alimentação saudável e hidratar o corpo ajuda na ansiedade e no próprio preparo pré-prova", explica.

LEIA TAMBÉM: Saiba quando serão divulgados os locais de prova do Enem 2023

Além de controlar a ansiedade, é importante ficar atento aos possíveis temas que podem ser cobrados na prova de Redação. Buscas construir uma rede de ideias, debates e diálogos sobre questões atuais é muito importante, segundo a professora. Isso pode ajudar os candidatos a construir argumentos mais sólidos no texto.

"Temas como os efeitos da inteligência artificial na vida cotidiana, a valorização do futebol feminino, os preconceitos ligados ao etarismo no Brasil, a exploração sexual de crianças e o enfrentamento do racismo nos esportes são assuntos que devem ser observados pelos candidatos. A redação é uma caixinha de surpresas, mas é bom estar preparado para temas que vêm se destacando socialmente", orienta.

A professora lembra ainda que esse não é momento de estudar coisas novas, mas focar em revisão de conteúdo. Os candidatos podem refazer exercícios e tentar responder questões de outras edições do Enem e assistir vídeo aulas para fixar o conteúdo.

LEIA TAMBÉM: Veja 10 dicas para memorizar o conteúdo que cai no Enem

Como não zerar a Redação do Enem?

A prova de Redação do Enem possui critérios rigorosos que, se não forem respeitados, podem levar à anulação do texto. A pedido do Folha Vitória, Késia separou algumas dicas para os candidatos. Veja:

ESTRUTURA, TEMA E DIREITOS HUMANOS

Fugir do tema, texto insuficiente (menos de sete linhas), cópias dos textos de apoio, escrita fora da estrutura proposta pelo exame e a violação aos direitos humanos são critérios que fazer com que os candidatos percam pontos e até zerem a redação. 

LINGUAGEM COLOQUIAL E PONTUAÇÃO INADEQUADA 

O uso de linguagem coloquial, a falta de pontuação adequada, crases usadas incorretamente e argumentos não verídicos também acarretam na perda de pontos.

LETRAS ILEGÍVEIS

Atenção à letra garranchosa ou de difícil compreensão. Isso pode fazer o corretor ignorar a leitura atenciosa do texto em meio a tantos outros que ele já precisa corrigir.

LEIA TAMBÉM: Enem: veja 10 temas mais cobrados na prova de Linguagens e questões para revisão

Veja possíveis temas para redação do Enem 2023

O Portal Nacional da Educação elabora e divulga anualmente uma lista de possíveis temas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Os temas selecionados ajudam a direcionar os estudantes ao que devem pesquisar e se atualizar. As temáticas podem ser cobradas não apenas para a elaboração da redação, mas também nas questões objetivas do exame. Por isso, é importante ter um conhecimento prédio desses assuntos. Confira a lista deste ano a seguir:

— Telemedicina no Brasil;
— Alimentação saudável nas escolas brasileiras;
— Aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
— Os desafios para diminuir crimes ligados à orientação sexual;
— Descarte irregular de lixo em aterro sanitário no Brasil;
— Valorização do trabalho voluntário;
— Importunação sexual infantil;
— Turismo sustentável;
— Impactos da pandemia de covid-19 na educação;
— A indústria e o meio ambiente;
— Minimização do garimpo ilegal na Amazônia;
— Violência infantil;
— Novas tecnologias e inteligência artificial (consequências);
— Políticas públicas na segurança em escolas e universidades;
— Demência digital;
— Déficit populacional e mobilidade urbana;
— Identificação de pessoas desaparecidas;
— Consumo exagerado;
— Cobertura e importância do esquema vacinal;
— Etarismo;
— Saneamento básico;
— Homofobia;
— Educação financeira;
— Trabalho escravo;
— Segurança digital para a primeira idade (infância);
— Cultura da repetência na educação do Brasil;
— TDAH;
— Democratização dos meios de transporte por aplicativo;
— Democratização do trabalho doméstico;
— Segurança e racismo nos jogos esportivos;
— Deficit educacional devido à Covid-19
— Uberização do Trabalho;
— Importância da participação dos pais na formação escolar;
— Formação educacional do deficiente visual;
— Uso de cigarro eletrônico;
— Guerra de informações;
— Trabalho remoto;
— Linguagem neutra;
— Democratização do sistema educacional do Brasil;
— Cultura do cancelamento;
— Cidades inteligentes: câmeras de segurança;

— Cultura do cuidado no Brasil.