Lagarto Teiú: animal mora na restinga das praias da Grande Vitória. Saiba tudo sobre a espécie
Quem se depara com o lagarto, pode achar o bichinho um pouco estranho, mas, ao observar um pouco mais esse réptil, acaba se encantando. Descubra tudo sobre lagarto teiú!
*Por: Yhuri Cardoso Nóbrega, médico veterinário, mestre em Ciência Animal e doutor em ecologia de ecossistemas
Você já deve ter visto por aí, nas praias da Grande Vitória, um lagarto com mais de 1 metro popularmente conhecido como Teiú ou Teju. O nome científico da espécie é Salvator merianae é uma espécie de réptil que habita em grande parte do país.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O animal possui uma linda coloração preta, branco e tons de amarelo, pode medir até 1,5 metro de comprimento e passar dos 4 kg. Geralmente, machos são maiores que as fêmeas. A espécie possui hábitos diurnos e frequenta com assiduidade as restingas e praias da nossa cidade.
Quem é o Teiú e qual a importância dele?
Além de um animal simpático e carismático, trata-se de um animal importante para o equilíbrio ecológico e qualidade ambiental da restinga, contribuindo para manutenção da cadeia alimentar da região, nutrindo plantas e controlando espécies, como, por exemplo: roedores, anfíbios, aves, dentre outros.
É normal encontrar o Teiú nas praias capixabas, a restinga é a sua casa e devemos respeitar a vida e conviver com a biodiversidade capixaba de maneira harmoniosa.
O que fazer quando encontrar um Teiú na praia?
Ao encontrar esta espécie na praia, a primeira coisa a se fazer é contemplar sua beleza e o privilégio do encontro com uma espécie tão importante para o meio ambiente. Sempre mantenha a distância e jamais perturbe o animal.
O lagarto representa algum perigo?
Trata-se de uma espécie inofensiva que vive em harmonia com a nossa presença. Ao contrário do que se pensa, a espécie não é venenosa ou agressiva, e caso não seja agredido ou acuado, jamais fará mal a pessoas e animais de estimação durante os passeios.
Se o animal estiver ferido ou doente, quem devo acionar?
Caso encontre um animal ferido ou doente, entre em contato com a prefeitura e/ou polícia militar ambiental. Nesse caso, uma equipe especializada irá resgatar o animal e encaminhá-lo para o atendimento Médico Veterinário mais próximo para que possa retornar saudável o mais rápido possível para o ambiente natural.
Animal é comum em área de restinga da Praia de Camburi, em Vitória
Além do Teiú, outros vários animais e plantas incríveis podem ser avistados na praia de Camburi. Na plataforma “Inaturalist”, moradores da Capital já fizeram mais de 1.100 registros de 329 espécies diferentes. Dentre estas espécies estão aves, borboletas, répteis, mamíferos, insetos, plantas, dentre outros organismos incríveis.