Geral

Rotatória do Ó será inaugurada no próximo sábado; obra tem viadutos, mergulhões e ciclovia

Segundo a Prefeitura da Serra, o Sistema Viário Eldes Scherrer Souza vai agilizar e melhorar o trânsito para cerca de 45 mil condutores por dia

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Edson Reis/Secom

Três anos após serem iniciadas as obras, o Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, também conhecido como “Rotatória do Ó”, na região de Laranjeiras, na Serra, será inaugurado. A Prefeitura da Serra divulgou nesta terça-feira (24) que a rotatória será entregue à população às 9h do próximo sábado (28).

A ordem de serviço da Rotatória do Ó foi assinada em setembro de 2020. A previsão era concluir os serviços em dois anos, até o final de 2022. No entanto, foram registrados vários atrasos e novos prazos apresentados pela Prefeitura da Serra, que investiu R$ 68 milhões da obra. 

Segundo a Secretaria de Obras (Seob) da Serra, a construção será responsável por agilizar e melhorar o trânsito para cerca de 45 mil condutores por dia. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além do anel viário, que foi totalmente liberado no final de julho, a rotatória terá uma via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia e três mergulhões que encaminharão um melhor fluxo para o trânsito local.

Com isso, os condutores e veículos que trafegam para os bairros de Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos, serão beneficiados com a mudança no local. 

Foto: Gabriel Barroso/Prefeitura da Serra

Passagens nos mergulhões 

Os mergulhões, ou passagens inferiores, permitirão o tráfego de forma expressa. São três passagens que terão o seguinte fluxo:

- A passagem inferior 1 vem da avenida Eldes Scherrer de Souza e possui cinco pistas, sendo duas vias destinadas para o corredor exclusivo de ônibus (mão e contramão) e três vias de mão única exclusivas para os demais veículos. Essas pistas dão acesso a outras duas passagens inferiores.
- A passagem inferior 2 é destinada aos condutores que seguem no sentido Morada de Laranjeiras e terá duas pistas de mão única, que fluem para a avenida Copacabana.
- Já a passagem inferior 3 ficará com os dois corredores exclusivos para ônibus que vêm da avenida Eldes Scherrer de Souza, e duas pistas para o tráfego comum no sentido avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Veja como será o local: 

Foto: Reprodução/ Prefeitura da serra

Como são as vias exclusivas de ônibus? 

Segundo a Prefeitura da Serra, com a mudança, os ônibus que saem do Terminal de Laranjeiras e seguem sentido Terminal de Jacaraípe vão pelo mergulhão da passagem inferior 3.

Eles vão seguir pela avenida Central B até a uma rotatória próxima à empresa Viminas. Nessa rotatória eles sairão para a direita, sentido Jacaraípe.

Já os ônibus que vêm de Jacaraípe, no sentido ao Terminal de Laranjeiras, deverão pegar a rotatória próxima à entrada da empresa Biancogrês, seguir pela avenida Central B e acessar, por meio do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, a avenida Eldes Scherrer de Souza.

Como será a ciclovia? 

O Sistema Viário Eldes Scherrer Souza possui também 3,6 quilômetros de ciclovia. O objetivo é ligar a ciclovia da avenida Eldes Scherrer com a da avenida Copacabana e integrá-las com a ciclovia que segue para a avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Dessa forma, os cidadãos que utilizam bicicleta diariamente como meio de transporte poderão fazer o percurso com mais segurança e mobilidade.

LEIA TAMBÉM: Espírito Santo vai receber R$ 65 bilhões em investimentos até 2027, diz IJSN

Pontos moeda