Sêxtuplos capixabas: Maytê é transferida para hospital na Grande Vitória
O pai dos bebês, Magdiel Costa, explicou que os irmãos Maytê, Théo e Henry estão internados juntos por apresentarem problemas no coração
A família dos sêxtuplos capixabas nascidos em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, usou as redes sociais neste sábado (21) para informar que Maytê estava sendo transferida para um hospital na Grande Vitória.
O pai dos bebês, Magdiel Costa, explicou que os irmãos Maytê, Théo e Henry ficarão internados juntos por apresentarem os mesmos problemas no coração. Ele e a esposa Quezia Romualdo saíram de Colatina e estão na Capital para acompanhar as crianças.
"Acabamos de receber a notícia de que a Maytê também está vindo para Vitória. Então, agora vão ficar os três: a Maytê, o Théo e o Henry. Os três têm o mesmo probleminha com a válvula do coração", disse em Stories no Instagram.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com o pai dos bebês, a válvula do coração dos três recém-nascidos está aberta, enquanto a dos outros dois irmãos já fechou.
"O Théo passou pela cirurgia, o Henry ainda não e a Maytê também não. Porém, ela está vindo mais por uma questão de estar mais perto, caso precisar fazer algum procedimento fica mais fácil. É mais uma prevenção mesmo", contou.
Em comunicado enviado do jornal online Folha Vitória, o Vitória Apart Hospital, onde os três irmãos estão internados, informou que o estado de saúde de Theo e Henry é grave.
Leia abaixo a nota:
"O Vitória Apart Hospital informa que o estado de saúde dos bebês múltiplos Theo e Henry é grave e está sendo monitorado por uma equipe especializada na Utin do hospital. A bebê Maytê também foi transferida de Colatina para o hospital neste sábado (21). Os bebês Eloá e Lucca permanecem estáveis na Utin do São Bernardo Apart Hospital, em Colatina, com acompanhamento multidisciplinar e sem necessidade de transferência no momento".
Veja o vídeo do pai dos bebês:
Doação de sangue para os bebês
Na noite de quinta-feira (19), a família já havia usado as redes sociais para pedir orações e doações de sangue para os bebê Henry e Théo.
Por meio de um vídeo, Magdiel Costa explicou que Henry apresentou um problema no coração, assim como o irmãozinho Théo, e foi transferido para Vitória para ser monitorado pela equipe médica.
"Acabamos de sair da Utin e o Henry está subindo para Vitória agora. Ele deu o mesmo probleminha no coração do que o Théo. Ele e a Maytê, na verdade. Mas o dela é um pouquinho menor e, por enquanto, está controlado. Ele parou de urinar desde ontem, então já estão levando para ser monitorado, para ficar lá e, se precisar, fazer a mesma cirurgia que o Théo fez. Continuem em oração por nós. Não está sendo fácil. Tem dia que está bem, tem dia que não está, então tem que ser forte", disse Magdiel.
Três horas após a publicação do vídeo, a família publicou a foto de um cartaz com pedido de doação de sangue para os dois bebês, sem dar mais detalhes sobre o estado de saúde deles.
As doações de sangue podem ser realizadas no H.Hemo Espírito Santo, localizado na Avenida Leitão da Silva, nº 1089, em Gurigica, Vitória. O local fica ao lado do MedSênior. Segundo a família, são aceitos todos os tipos sanguíneos.
Theo passou por cirurgia cardíaca no dia 9
O bebê Theo passou uma cirurgia cardíaca no dia 9 de outubro. Segundo o comunicado dos pais, o pequeno realizou uma cirurgia na válvula do coração, que foi necessária para o sangue circular corretamente.
Bebê Matteo
Na madrugada de sexta-feira, 6 de outubro, um dos sêxtuplos, Matteo, acabou morrendo. Em uma publicação, a família afirmou que a lembrança dele sempre será sentida.
Na data, a assessoria do São Bernardo Apart Hospital emitiu uma nota e lamentou informar que "o bebê Matteo teve o quadro clínico agravado nas últimas 48 horas, não resistiu e veio a óbito a 0h54m da madrugada de sexta-feira (06)". Os outros cinco bebês continuam internados.
Os irmãos vieram ao mundo com 27 semanas e 1 dia, em um parto realizado em apenas 10 minutos. O maior recém-nascido nasceu com 1,030 kg. Já o menor, pesava 635 gramas. A mãe, Quezia, recebeu alta.
Leia também:
>> Veja detalhes de como aconteceu o nascimento dos sêxtuplos em hospital de Colatina, no ES
>> Pais dos sêxtuplos capixabas pegam bebês no colo pela 1ª vez: "Muito amor"