Geral

VÍDEO | Sêxtuplos do ES: bebê passa por cirurgia no coração e família pede doação de sangue

O pequeno foi transferido de Colatina para hospital na Grande Vitória e pai postou vídeo explicando o caso

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Michel Macedo

O bebê Theo, um dos sêxtuplos capixabas nascidos em Colatina, região Noroeste do Espírito Santo, foi transferido para um hospital localizado na Serra, na Grande Vitória, na segunda-feira (09), e realizou uma cirurgia cardíaca.

A informação foi passada na tarde desta quarta-feira (11) em vídeo postado nas redes sociais pelo pai dos bebês, Madgiel Costa. Ele e a mãe das crianças, Quezia, continuam em Colatina e Theo está sendo acompanhado pela avó materna.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o comunicado, o pequeno realizou uma cirurgia na válvula do coração. A operação foi necessária para o sangue circular corretamente. Entretanto, durante o procedimento, ele teve que utilizar todo o estoque do banco de sangue. 

"Theo foi transferido para fecharem essa válvula, para que o sangue consiga circular em todos os órgãos dele. Ele fez a cirurgia, porém usou todo o sangue que tinha no banco de sangue. Por isso, estamos pedindo doação, caso falte sangue", disse Madgiel.

Ainda no vídeo, Madgiel também relatou que a vida de pais de bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) não está sendo fácil.

"Confesso que não está sendo fácil essa vida de Utin, vai e volta todos os dias. A Quezia tem que ir para o hospital na parte da manhã e da tarde para tirar o leite. O hospital não fica tão perto aqui de casa, e agora tem o Theo lá em Vitória. A minha sogra está ficando com ele, porque ela mora em Vila Velha, então estamos com o coração aqui e lá. Não está sendo fácil, mas se Deus quiser, estaremos todos juntos de novo", narrou Madgiel. 

Veja o vídeo do depoimento: 

As doações de sangue podem ser realizadas no H.Hemo Espírito Santo, localizado na Avenida Leitão da Silva, nº 1089, em Gurigica, em Vitória. O local fica ao lado do Med Senior. Ainda conforme a família, são aceitos todos os tipos sanguíneos. 

Foto: Reprodução / Instagram

Bebê Matteo  

Na madrugada da última sexta-feira (6), um dos sêxtuplos, Matteo, acabou morrendo. Em uma publicação, a família afirmou que a lembrança dele sempre será sentida.

Veja: 

Na data, a assessoria do São Bernardo Apart Hospital emitiu uma nota e lamentou informar que "o bebê Matteo teve o quadro clínico agravado nas últimas 48 horas, não resistiu e veio a óbito a 0h54m da madrugada desta sexta-feira (06)". Os outros cinco bebês continuam internados.

Os irmãos vieram ao mundo com 27 semanas e 1 dia, em um parto realizado em apenas 10 minutos. O maior recém-nascido nasceu com 1,030 kg. Já o menor pesa 635 gramas. A mãe, Quezia, recebeu alta.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Família capixaba em Israel consegue voltar para o Brasil em avião da FAB