Geral

Voos são cancelados no Aeroporto de Vitória após greve em Guarulhos

Protesto em São Paulo é contra a proibição do uso de celulares. Passageira capixaba tinha voo marcado para 10h05 e só conseguiu remarcar para 16h40

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma manifestação de funcionários no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta quarta-feira (04), gerou transtornos para passageiros no Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

O protesto é contra a proibição uso de telefone celular em áreas de segurança do aeroporto. 

Durante toda a manhã, pelo menos 15 voos da Latam, com chegadas e partidas no Aeroporto de Guarulhos, foram cancelados. 

Como consequência, voos no Aeroporto de Vitória, que possuíam como destino ou partida o aeroporto localizado em São Paulo, sofreram cancelamentos durante o dia. Entre eles estão: 

– Voo 3333, da Latam: sairia de Vitória às 10h05 com destino ao Aeroporto de Guarulhos;
–  Voo 3330, da Lata: sairia de Guarulhos e chegaria em Vitória às 09h30. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em relato ao Folha Vitória, a jornalista Isabella Arruda narrou que foi afetada com a manifestação. Ela tinha um compromisso em Belo Horizonte, Minas Gerais, e o voo que ela iria pegar tinha escala em Guarulhos, saindo às 10h05 de Vitória. No entanto, foi cancelado e ela teve que trocar de voo e também companhia aérea. 

“Tiveram que me trocar de companhia aérea para um voo que chegasse mais ou menos a tempo do compromisso que eu tinha. Consegui um pela Azul às 16h40, mas direto para Belo Horizonte, que é o meu destino final”, narrou. 

A jornalista acrescentou: “Vou chegar em cima da hora. Depois que desembarcar, tenho ainda que ir ao hotel e depois sigo para esse compromisso, arriscando ir à toa”. 

O Folha Vitória demandou a LATAM Airlines Chile para saber informações sobre a situação dos voos. No site da companhia aérea, é informado que parte dos voos programados de/para Guarulhos ainda sofrem cancelamentos ou atrasos. 

“Como efeito dos protestos da última terça-feira (3/10), promovidos por funcionários terceirizados que realizam as atividades de solo do aeroporto.
Esta é uma situação totalmente alheia à vontade da LATAM, que orienta o cliente a consultar o status do seu voo no site antes de se dirigir ao aeroporto. Passageiros com voos afetados em Guarulhos podem realizar a remarcação da sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso integral pelo site ou aplicativo em Minhas ViagensA LATAM repudia veementemente o ocorrido e se solidariza com todos os passageiros afetado”. 

Após a situação, na noite desta quarta-feira (04), a LATAM emitiu uma nova nota, informando que “as operações no aeroporto de Guarulhos estão normalizadas após protestos na última terça-feira (03) promovidos por funcionários terceirizados, que realizam as atividades de solo do aeroporto”. 

Já a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que não foram registrados impactos nas operações.

Entenda os protestos

Desde o mês de junho, todos os funcionários do aeroporto estão proibidos de usar celulares nas áreas de segurança e carga, após determinação da Receita Federal.

A decisão foi tomada depois do caso das brasileiras Kátyna Baia e Jeanne Paolini, que ficaram presas injustamente em Frankfurt, na Alemanha, por quase 40 dias.

Segundo o Sinteata (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo do Estado de São Paulo), com a determinação, o direito dos funcionários “foi tirado abruptamente e muitos deles possuem filhos pequenos, familiares doentes e/ou mulheres grávidas e necessitam da comunicação imediata”.

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Mãe de sêxtuplos capixabas recebe alta; bebês devem ficar 3 meses internados

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória