Geral

Voos são cancelados no Aeroporto de Vitória após greve em Guarulhos

Protesto em São Paulo é contra a proibição do uso de celulares. Passageira capixaba tinha voo marcado para 10h05 e só conseguiu remarcar para 16h40

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma manifestação de funcionários no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta quarta-feira (04), gerou transtornos para passageiros no Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

O protesto é contra a proibição uso de telefone celular em áreas de segurança do aeroporto. 

Durante toda a manhã, pelo menos 15 voos da Latam, com chegadas e partidas no Aeroporto de Guarulhos, foram cancelados. 

Como consequência, voos no Aeroporto de Vitória, que possuíam como destino ou partida o aeroporto localizado em São Paulo, sofreram cancelamentos durante o dia. Entre eles estão: 

- Voo 3333, da Latam: sairia de Vitória às 10h05 com destino ao Aeroporto de Guarulhos;
-  Voo 3330, da Lata: sairia de Guarulhos e chegaria em Vitória às 09h30. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em relato ao Folha Vitória, a jornalista Isabella Arruda narrou que foi afetada com a manifestação. Ela tinha um compromisso em Belo Horizonte, Minas Gerais, e o voo que ela iria pegar tinha escala em Guarulhos, saindo às 10h05 de Vitória. No entanto, foi cancelado e ela teve que trocar de voo e também companhia aérea. 

“Tiveram que me trocar de companhia aérea para um voo que chegasse mais ou menos a tempo do compromisso que eu tinha. Consegui um pela Azul às 16h40, mas direto para Belo Horizonte, que é o meu destino final", narrou. 

A jornalista acrescentou: "Vou chegar em cima da hora. Depois que desembarcar, tenho ainda que ir ao hotel e depois sigo para esse compromisso, arriscando ir à toa”. 

O Folha Vitória demandou a LATAM Airlines Chile para saber informações sobre a situação dos voos. No site da companhia aérea, é informado que parte dos voos programados de/para Guarulhos ainda sofrem cancelamentos ou atrasos. 

"Como efeito dos protestos da última terça-feira (3/10), promovidos por funcionários terceirizados que realizam as atividades de solo do aeroporto.
Esta é uma situação totalmente alheia à vontade da LATAM, que orienta o cliente a consultar o status do seu voo no site antes de se dirigir ao aeroporto. Passageiros com voos afetados em Guarulhos podem realizar a remarcação da sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso integral pelo site ou aplicativo em Minhas ViagensA LATAM repudia veementemente o ocorrido e se solidariza com todos os passageiros afetado". 

Após a situação, na noite desta quarta-feira (04), a LATAM emitiu uma nova nota, informando que “as operações no aeroporto de Guarulhos estão normalizadas após protestos na última terça-feira (03) promovidos por funcionários terceirizados, que realizam as atividades de solo do aeroporto”. 

Já a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que não foram registrados impactos nas operações.

Entenda os protestos

Desde o mês de junho, todos os funcionários do aeroporto estão proibidos de usar celulares nas áreas de segurança e carga, após determinação da Receita Federal.

A decisão foi tomada depois do caso das brasileiras Kátyna Baia e Jeanne Paolini, que ficaram presas injustamente em Frankfurt, na Alemanha, por quase 40 dias.

Segundo o Sinteata (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo do Estado de São Paulo), com a determinação, o direito dos funcionários “foi tirado abruptamente e muitos deles possuem filhos pequenos, familiares doentes e/ou mulheres grávidas e necessitam da comunicação imediata”.

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Mãe de sêxtuplos capixabas recebe alta; bebês devem ficar 3 meses internados