Geral

Após chuva, prédio da Ufes é interditado devido alagamento

Aulas foram remanejadas para outros espaços da universidade até que o prédio possa ser novamente ocupado

Redação Folha Vitória

Foto: Montagem / Folha Vitória

O prédio do Cemuni III da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde são ministradas as aulas de arquitetura e urbanismo, foi interditado após um alagamento. 

A suspensão das aulas foi decida após uma reunião realizada na segunda-feira (21), pelos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. “Devido à absoluta ausência de condições de trabalho no Cemuni III”. 

LEIA TAMBÉM: 

>> Vem bebê por aí? Saiba como conseguir enxoval de graça no ES

>> Cesan faz manutenção e 8 bairros podem ficar sem água; veja lista

>> Formação transformadora depende da educomunicação

No documento elaborado na reunião, a chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo relata que a situação foi provocada por uma obra no telhado iniciada durante o primeiro semestre 2024.

"No transcurso da obra, foi retirada a impermeabilização e regularização interna de todas as calhas ao mesmo tempo, sem o planejamento adequado para garantir a estanqueidade do edifício no período de chuvas", descreve. 

Além disso, é destacado que no edifício são apresentados problemas como: alagamento, instalações elétricas em curto, mofo generalizado, portas encharcadas e travadas, paredes divisórias com apodrecimento nas bases, entre outros.

Em imagens encaminhadas para a reportagem da TV Vitória/Record, é possível ver o prédio tomado por água e com goteiras.

Confira o vídeo: 

Reportagem da TV Vitória flagrou situação na Ufes 

A situação também foi confirmada pelo repórter Gabriel Calvini que esteve no Cemuni III. Na porta da entrada do prédio, ele encontrou um comunicado aos alunos afirmando a interdição: 

"PRÉDIO INTERDITADO: A Secretaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo está funcionando temporariamente na direção do Centro de Artes".

Uma aluna do curso, que não será identificada, descreveu que o prédio é considerado antigo e os problemas começaram a aparecer em setembro. “Toda vez que chovia, o prédio alagava, isso começou a comprometer, mas não a ponto de interromper as aulas”. 

Com os alagamentos, as aulas ainda não foram retomadas no prédio. 

"Eles não estão conseguindo voltar as aulas porque o Cemuni III encheu, está só o mofo. Não temos condições de ter aulas dentro do prédio, vamos esperar para ver o que será feito, estamos sem aula", descreveu a aluna.

Em nota, a Superintendência de Infraestrutura da Ufes informou que o prédio passa por obras de manutenção no telhado. "Devido às chuvas dos últimos dias, não foi possível utilizar o prédio nesta segunda-feira, o que provocou a suspensão das aulas nesta dia. A SI destaca que está atuando para que o serviço seja concluído o mais breve possível", destacou.

Segundo a direção do Centro de Artes, as aulas foram remanejadas para outros espaços até que o prédio possa ser novamente ocupado, o que vai ocorrer em novembro.