Geral

VÍDEO | Bebê engasga com leite materno e é salvo por bombeiro no Sul do ES

Caso aconteceu em Anchieta durante o fim de semana. Família ficou desesperada e correu com a criança até o quartel do Corpo de Bombeiros para pedir ajuda

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Um bebê se engasgou com leite materno e deu um susto nos pais neste fim de semana em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. Desesperados, eles levaram a criança até o quartel do Corpo de Bombeiros. A criança foi resgatada por um militar de plantão. 

O caso aconteceu neste fim de semana em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A câmera de segurança do quartel registrou o momento em que o bebê chega com a família.

LEIA TAMBÉM:

>> Criança de 4 anos morre após ataque de pitbull em Nova Venécia

>> Vai chover? Veja previsão do tempo para o início da semana no ES

>> Aquaviário: rampas de acesso a cadeirantes começam a funcionar

Assim que o portão é aberto, o cabo Becker pega o bebê no colo e começa a fazer a manobra. Após finalizar o procedimento, ele continua com o bebê nos braços para verificar a respiração.

Como fazer a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores, por exemplo, devem ter conhecimento para executá-la corretamente.

Quando um bebê engasga, o correto é colocar ele de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre o meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. 

Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

O engasgo é uma manifestação do organismo para colocar para fora um alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir. É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixar ela inconsciente por um tempo. Agir rapidamente evita complicações.

*Com informações da TV Vitória/Record.