Geral

Cães heróis da PM, Messi e Sindi, são homenageados por combate ao crime

O evento, chamado "Solenidade de Destaque Operacional", prestou homenagem aos cães heróis e a PMs que são destaques pelo trabalho no Batalhão de Ações com Cães

Carlos Raul Rodrigues Santos *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ PMES

A Polícia Militar do Espírito Santo prestou homenagens aos seus "cães heróis" e aos policiais que atuam com esses animais, reconhecendo o trabalho fundamental do Batalhão de Ações com Cães (BAC). 

O evento, chamado "Solenidade de Destaque Operacional", aconteceu na sexta-feira(4), e ocorre duas vezes ao ano para reconhecer policiais e cães que se destacaram por sua alta produtividade.

LEIA TAMBÉM: 

Vai chover? Veja a previsão do tempo para o ES no domingo de eleição

Pix não caiu! X paga multas em conta errada e Moraes pede correção

Eleições: confira o que funciona e não funciona na Grande Vitória

O grande destaque do 1º semestre de 2024 foi o 2º Sargento Ediomar Tavares de Lima, que recebeu o título de destaque operacional do BAC. A cadela Sindi, parceira do sargento, foi eleita o cão destaque do Batalhão de Ações com Cães.

Foto: Divulgação/ PMES
Cão policial veterano Iron e Cadela Sindi destaque do BAC Sindi, junto ao condutor Cabo Cabral

Além disso, o cabo Adriano e o cão Messi foram eleitos a melhor patrulha K9, em reconhecimento ao excelente trabalho conjunto nas operações da Polícia Militar.

Foto: Divulgação/ PMES
Cabo Adriano e o cão Messi foram eleitos a melhor patrulha K9

A solenidade também foi marcada por homenagens especiais aos “eternos cachorreiros,” como são chamados os policiais que tiveram um papel fundamental na história do BAC desde sua fundação em 1970. 

Entre os homenageados, estavam o Coronel RR Alvim Costa Longa, o Major Charles (in memoriam), o Soldado Neto (in memoriam), o Sargento RR Orlando, e o Soldado Rufino (in memoriam).

Foto: Divulgação/ PMES
Eternos cachorreiros e familiares dos PMs homenageados

Os cães veteranos Jhyngo, Eudis, Iron, Tigor e Bronx, que já prestaram inúmeros serviços à corporação, também foram homenageados, assim como os cães heróis Zorg, Mike, Kurama, Shark e Magalu, que já faleceram, mas cujas contribuições para a segurança pública são lembradas com carinho e respeito.

A solenidade foi marcada por muita emoção, lágrimas de saudade e orgulho, reforçando o compromisso da Polícia Militar com o bem-estar animal e a importância dos cães no combate ao crime. 

Esses animais, verdadeiras "tecnologias vivas", desempenham um papel essencial na segurança pública, segundo a PM. 

Foto: Divulgação/ PMES
Entrega das cinzas do Cao policial Zorg (in memoriam)

O Tenente-Coronel Carlos Magno, comandante de Ações com Cães da PMES, expressou a importância desse trabalho conjunto:

“Os cães são nossos companheiros incansáveis. Essa solenidade não só reconhece o trabalho dos policiais, mas também a dedicação e coragem desses animais que fazem parte da nossa corporação. Eles salvam vidas e ajudam a manter a segurança de nossa população.”