Geral

Enem: veja apostas de temas que devem cair nas provas do 1º dia

Exame terá questões de linguagens, ciências humanas e redação. Segundo os professores, a leitura e a interpretação de texto são fundamentais

Redação Folha Vitória

Foto: Freepik

Faltando menos de uma semana para o Enem 2024, que ocorre em 3 e 10 de novembro, estudantes se preparam para a reta final. 

No primeiro dia, as provas incluem 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e a redação. Para ajudar na revisão, especialistas destacaram os temas essenciais para o exame.

LEIA TAMBÉM:

>> Enem: 5 dicas para reduzir a ansiedade e melhorar o desempenho nas provas

>> Enem 2024: cartão de confirmação com local de prova é divulgado

>> Enem exige planejamento e controle emocional dos alunos

Linguagens

Português

A prova de Linguagens exige habilidades de leitura crítica e interpretação de texto, explorando gêneros textuais, figuras de linguagem, intertextualidade e semântica, além de interpretação de gráficos e imagens. 

O coordenador pedagógico Marcos Morris recomenda atenção aos enunciados, destacando palavras e considerando o contexto de produção dos textos.

Literatura

Na área literária, os candidatos devem identificar gêneros literários e reconhecer características do realismo, naturalismo, modernismo e da literatura contemporânea.

Autores recorrentes incluem Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Rubem Braga, segundo o professor Willian Wallemberg.

Ciências Humanas

Geografia

Geografia aborda a relação entre sociedade e natureza, envolvendo temas como urbanização, geopolítica, industrialização, demografia e meio ambiente. 

O professor Igor Aleixo aconselha revisar temas sociais e históricos, como as guerras e o impacto de governos na economia.

História

A prova de História relaciona eventos históricos a questões contemporâneas, como desigualdade racial e direitos humanos. 

Assuntos recorrentes incluem escravidão, movimentos de resistência, democracia e autoritarismo. Revoluções Industriais, Guerras Mundiais e a Guerra Fria também são destaques, segundo o professor Igor Vieira.

Filosofia e Sociologia

Essenciais para analisar problemas sociais, sociologia cobre temas como movimentos sociais, capitalismo e indústria cultural. Filosofia aborda pensadores clássicos, como Sócrates, Platão e Aristóteles. O professor Rafael Silva sugere o uso de mapas mentais para organizar o conteúdo.

Redação

Para o fechamento do dia, os estudantes terão a redação, com um limite de 30 linhas e uma duração total de 5 horas e 30 minutos para todo o exame. Especialistas recomendam uma boa gestão de tempo para alcançar a nota máxima de 1.000 pontos.

*Com informações do Portal R7.