Iluminação de duas praias na Serra será desligada por 5 meses; entenda o motivo
Apenas a iluminação do calçadão será mantida, com os refletores da faixa de areia ficando totalmente desligados
A Prefeitura da Serra vai realizar o desligamento dos refletores em 2,5 quilômetros das orlas de Bicanga e Balneário Carapebus, a partir de 22h desta sexta-feira (18). A religação acontece daqui a cinco meses, em 31 de março de 2025.
LEIA TAMBÉM:
Pais neuróticos tendem a criar filhos emocionalmente imaturos
Irmãs gêmeas de 6 anos morrem em intervalo de 8 dias no RS
'Cena horrível', dizem donos de hospital veterinário onde criança matou 23 animais
O desligamento acontece a pedido do Programa Integra Mais, do governo federal, e ocorre por conta da temporada de desova das tartarugas marinhas, para garantir a segurança dos animais durante o período de desova, que acontece todos os anos no mesmo período.
Durante o período de desova, apenas a iluminação do calçadão será mantida, com os refletores da faixa de areia totalmente desligados.
Segundo levantamento dos últimos anos, a subida das fêmeas às praias para a desova ocorre em maior quantidade a partir da segunda quinzena de outubro.
Os dados estão disponíveis no Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática (Simba).
Após a eclosão dos ninhos, que ocorre entre a 50 a 60 dias após a postura dos ovos, a luz artificial pode trazer risco aos filhotes que realizam a caminhada em direção ao mar.
De acordo com o secretário de Serviços da Serra, Aniceto Moro, as equipes de iluminação pública cumprirão a solicitação dos órgãos ambientais.
"Pedimos a compreensão de toda a população que o desligamento acontecerá em cumprimento a uma determinação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática", disse.