Geral

Vídeo incrível: "homem das cavernas" que diz ter 188 anos é resgatado: "Demorou"

De acordo com a imprensa local, o verdadeiro nome do homem é Siyaram Baba. Ele é conhecido na região de Bangalore, Índia, sendo visto como um dos maiores sábios da área

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Viralizou nas redes sociais um vídeo de um senhor, com uma idade bem avançada, sendo "resgatado" de uma cavernada em Bangalore, na Índia. Segundo pessoas que estavam no local e o resgataram, ele teria afirmado que tem 188 anos e que até a morte o abandonou. 

LEIA TAMBÉM:

"Chocolate com Pimenta": carta psicografada de ator da Globo revela detalhes de experiência espiritual

Jornalista revela que promotor pediu para fazer sexo com Suzane von Richthofen para ajudá-la

Bancos terão novas regras para Pix em novembro; saiba tudo e veja mudanças

As imagens do seu estado viralizaram devido às condições do seu corpo, é possível ver que ele está muito magro, descuidado e de fato com uma idade bem avançada. A principal questão era o porquê ele estaria numa caverna e, porque ficou tanto tempo ali.

QUEM É O IDOSO?

De acordo com a imprensa local, o verdadeiro nome do homem é Siyaram Baba. Ele é conhecido na região de Bangalore, Índia, sendo visto como um dos maiores sábios da área, quase como um "santo". Por décadas, as pessoas têm buscado seus conselhos e conforto espiritual. A experiência da visita geralmente envolve rezar e encontrar paz em suas palavras.

A ideia de que ele teria sido "resgatado" de uma caverna, no entanto, é exagerada. Ela surgiu a partir de um vídeo onde o homem, já idoso e visivelmente subnutrido, é ajudado por várias pessoas devido à sua fragilidade.

QUAL SUA VERDADEIRA IDADE?

Não há provas concretas de que ele tenha sido "salvo", e a imprensa local também refuta a afirmação de que ele teria 188 anos. Acredita-se que sua idade esteja entre 85 e 110 anos.

Curiosamente, ele tem um perfil nas redes sociais, onde compartilha conselhos e aspectos de sua vida espiritual. Embora o vídeo mostre sinais de desnutrição, ele vive em uma casa e passa seus dias dedicados à leitura e ao estudo do mundo.

VÍDEO

LEIA TAMBÉM:

Só as melhores! As cantadas mais engraçadas, fofas e criativas para crush e namorada

Ex-aliado, Silas Malafaia chama ex-presidente Bolsonaro de "covarde"

Após cabelo maluco, moda agora é mochila maluca; veja fotos e como fazer

2024 VAI TER HORÁRIO DE VERÃO? CONFIRA A DATA E O QUE SE SABE

Foto: Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) – responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica – que o Brasil volte a adotar o horário de verão. O Governo Federal ainda está estudando as possibilidades antes de voltar a adotar o novo horário.

LEIA TAMBÉM

Homem perde pedaço do pênis ao acertar DIU durante relação com mulher

Banco faz feirão de renegociação de dívida com descontos de até 98%

Dia da Bíblia: entenda a comemoração e os motivos da data

Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, mas não todo o período do verão, que vai de 21 de dezembro deste ano a 20 de março de 2025.

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024. Mas é necessário pensar a longo prazo.

Silveira apontou o horário de verão como uma medida que contribui para a sustentabilidade energética e citou o Canadá como exemplo de outro país que adota o mecanismo.

O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, afirmou o ministro.

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, alegando pouca efetividade na economia energética.

QUANDO E POR QUE O HORÁRIO DE VERÃO ACABOU?

Historicamente, o horário de verão tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.

Como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o Horário de verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado do ponto de vista do setor elétrico.

LEIA TAMBÉM:

Cigarro eletrônico pode causar bruxismo? Veja sintomas e tratamentos

Quer dormir bem? 5 dicas essenciais para garantir um sono perfeito

O que muda com o fim da desoneração da folha de pagamentos no Brasil?

BENEFÍCIOS DO HORÁRIO DE VERÃO

O principal objetivo do Horário de Verão era o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h.

Ocorria um “achatamento” da curva de consumo, reduzindo o nível do pico deste intervalo temporal e aumentando a permanência da curva em patamares mais baixos.