VÍDEO| Policial militar salva funcionária de supermercado de engasgo
Os policiais militares recebem treinamentos em primeiros socorros em sua grade curricular
Uma aluna soldado da Polícia Militar colocou ensinamentos da corporação em prática, quando salvou uma funcionária de um supermercado, em Itapuã, Vila Velha, de se engasgar.
Tudo aconteceu durante a hora do almoço, na última quinta-feira, 26 de setembro. A aluna soldado Iara Bonifácio estava acompanhada de colegas no interior do supermercado, onde há um bebedouro. O grupo enchia suas garrafas de água quando notou que havia algo errado.
"Chegando lá nos deparamos com a Lorena já sendo amparada por uma colega e percebemos a situação", informou a soldado.
LEIA TAMBÉM:
Policiais do ES ajudam idosa a carregar compras e vídeo viraliza
“Levou vida”, diz filha de capixaba que teve órgão doado para paciente no Rio
Eclipse solar poderá ser visto nesta quarta-feira no ES; veja detalhes
Lorena, a quem Iara se refere, é Lorena Mariano, atendente de caixa do supermercado, que foi auxiliada pela policial.
Os policiais militares recebem treinamentos em primeiros socorros em sua grade curricular e, como explica a soldado, é nesta disciplina que aprendem a manobra Heimlich.
Apesar de estar bem treinada e pronta para a ação, Iara revela: quando as situações realmente acontecem, é impossível não sentir certo nervosismo. O importante é que essa ansiedade foi driblada e a soldado agiu com rapidez.
"É indiscutível que bate um nervosismo. É uma vida que está em perigo. Mas nós somos treinados para lidar com essas situações de adrenalina e estresse. Para que possamos agir da melhor forma e o mais rápido possível! E graças a Deus deu certo, na hora eu só conseguia pensar no que foi aprendido durante as instruções", relatou.
A manobra foi repetida três vezes e na última delas, Iara ouviu a atendente de caixa conseguir respirar, o que foi um alívio. Lorena confirmou que havia conseguido puxar o ar e estava livre do sufocamento.
Com a atendente segura, os policiais a auxiliaram para que se sentasse em uma cadeira, para que sua pressão fosse aferida. Além disso, ela foi instruída a procurar um pronto atendimento.
"Após constatar que ela estava bem, pedimos para que caso ela apresentasse alguma alteração, ela fosse encaminhada ao pronto atendimento mais próximo, mas graças a Deus não foi necessário", contou Iara.
Após o susto e com Lorena já segura, ambas mantiveram contato e, de uma história que poderia ter um fim trágico, nasceu uma amizade.
"Já conversei com a Lorena depois do ocorrido e chegamos até a brincar sobre a situação, ela é uma pessoa incrível".
Colecionadora de boas ações
Essa não é a primeira vez que uma boa ação de Iara é flagrada por câmeras. A soldado já foi vista também auxiliando uma idosa a carregar sacolas de compras até um ponto de ônibus.
Na ocasião, ela estava acompanhada pelos colegas, os alunos soldados Gabriel Dias, Diego Souza.
Para ela, é gratificante saber que o trabalho dos policiais é valorizado pela população capixaba e que ajuda a fazer a diferença na sociedade.
"É gratificante poder ver a sociedade reconhecendo o serviço da Polícia Militar. É muito bom poder representar um dos pilares da instrução que o de servir a sociedade capixaba", disse.