Geral

Grávidas e recém-nascidos precisam de socorro após alagamento em Hospital Maternidade de Vila Velha

Entre os pacientes socorridos, estavam gestantes, mulheres em situação de pós-parto e crianças recém-nascidas

Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Guardas Municipais resgatam pacientes do Hospital Maternidade de Cobilândia

Por causa das fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, gestantes, mulheres em situação de pós-parto e crianças recém-nascidas precisaram ser removidas do Hospital Maternidade de Cobilândia, em Vila Velha, e encaminhadas a outras unidades de saúde da região metropolitana, nesta sexta-feira (09). As dependências da maternidade ficaram alagadas e a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) auxiliou os populares nas ocorrências. 

A subinspetora Landa, da Guarda Municipal, afirma que seis mulheres que tiveram bebê nos últimos dias foram socorridas. Algumas foram encaminhadas para hospitais de Cariacica e outras, que já haviam recebido alta hospitalar, foram levadas para casa.

Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Subinspetora Landa com bebê recém-nascido, resgatado da Maternidade de Cobilândia

Uma das pacientes, identificada apenas como Lara, estava sozinha na unidade de saúde com o filho recém-nascido e também recebeu o auxílio da Guarda Municipal. “Resgatamos e levamos até a casa deles em Balneário Ponta da Fruta. Coloquei até o bebê no bercinho”, disse a subinspetora.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que o Hospital Maternidade em Cobilândia precisará fazer uma desinfecção por conta do volume de água que se espalhou em todos os setores. Ainda segundo a prefeitura, os Prontos Atendimentos da Glória e de Cobilândia – apesar da situação caótica, sobretudo em Cobilândia – estão atendendo casos de urgência e emergência.

A PMVV informou também que, nos demais setores, como o Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas) e unidades de saúde, o atendimento à população está sendo feito de forma limitada, em razão da falta de acesso de servidores aos seus locais de trabalho. De acordo com a prefeitura, as consultas agendadas serão remarcadas pelas equipes, assim que a situação climática se normalize no município.