Novo secretário garante que prioridade será concluir obras paralisadas
Além disso, Fábio Damasceno afirmou que dará atenção especial ao Terminal de Itaparica e que analisará o projeto da quinta faixa na Terceira Ponte
O futuro secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, anunciado pelo governador eleito, Renato Casagrande, nesta quarta-feira (21), garantiu que sua prioridade, assim que assumir a pasta, no dia 1º de janeiro, será concluir as obras que foram iniciadas no primeiro governo Casagrande, entre 2011 e 2014.
Além disso, o futuro secretário afirmou que vai dar atenção especial às obras que precisam ser feitas para a reativação do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, e que analisará o projeto de implantação da quinta faixa na Terceira Ponte. Outra obra que deverá ser prioridade do futuro governo é a conclusão da Avenida Leitão da Silva, em Vitória.
"O objetivo, desde o primeiro dia de governo, é a conclusão da Leitão da Silva e a avaliação do Terminal de Itaparica, porque ele está parado. Vamos ver qual é a alternativa que se tem para reduzir o transtorno para população. Temos que fazer uma avaliação de tudo o que foi feito, ao longo desses anos, em relação ao terminal e à Leitão da Silva", frisou Damasceno.
Casagrande citou ainda outras obras que pretende dar andamento, assim que tomar posse, como a do Portal do Príncipe, em Vitória, da Rodovia Leste-Oeste, em Cariacica, e do Contorno de Nova Almeida, na Serra.
"Nós vamos concluir as obras iniciadas por nós e que não foram retomadas no atual governo. Posso dar o exemplo da Leitão da Silva, da Leste-Oeste, que será feito somente o eixo central dela. Vamos dar início ao Portal do Príncipe, queremos concluir o Contorno de Cariacica, o Contorno de Nova Almeida até Jacaraípe, queremos implantar o Aquaviário. São obras que podem melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos capixabas", ressaltou.
BRT
Sobre a implantação do BRT, Casagrande afirmou que a intenção do futuro governo é implantar apenas uma parte dos 34 km previstos para a obra. O governador eleito, no entanto, não entrou em detalhes sobre qual trecho será contemplado.
"O BRT exige a ampliação de vias alternativas, às vezes um viaduto, um túnel. Exige sempre investimento em infraestrutura, não é só separar uma faixa. Por isso vamos implantar parte do BRT, mas vamos nos resguardar, ainda sem falar qual parte nós vamos implantar, para que a gente não estabeleça uma agenda que imponha uma cobrança sobre nós sem a gente ter isso executado em termos de planejamento", destacou.
Terceira Ponte
Para a Terceira Ponte, Fábio Damasceno disse que vê com bons olhos a implantação da rede de proteção contra suicídios e também da quinta faixa, que promete reduzir o congestionamento na via nos horários de pico.
"A gente acredita que a rede de proteção contra o suicídio deve ser feita, é uma medida bastante importante. [O fechamento da ponte] causa um transtorno muito grande para a população, principalmente nos horários de pico, entre as 16h e 17h. Sobre a quinta faixa, nós já tínhamos projetos de alargamento da Terceira Ponte. A quinta faixa deve ser executada para ser implantada no futuro. A gente vai analisar o projeto, vai olhar toda a sua viabilidade, e a gente entende que é importante a ampliação da Terceira Ponte", ressaltou.
DER e Iopes
De acordo com Casagrande, o trabalho de Damasceno frente à Setop será feito de maneira integrada com o Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) e com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). Os dois órgãos, inicialmente, funcionarão juntos no futuro governo e serão liderados por Luiz Cesar Maretto.
"Queremos inicialmente juntar os dois órgãos no mesmo local, para que as pessoas do Iopes possam trabalhar na área do DER, que é própria, e economizar com locação e aluguel e fazer a integração para, no futuro, verificar se há uma compatibilização de união desses dois órgãos", afirmou Casagrande.
Segundo o governador eleito, a Setop ficará encarregada do planejamento das obras, enquanto o Iopes e DER serão os executores das mesmas. "Nós achamos que a Secretaria de Transportes e Obras Públicas deve ser uma secretaria de elaboração de projetos, de busca de parcerias. Tem que lidar com mobilidade, tem que cuidar de aeroporto regional, de parcerias do setor privado. A Secretaria de Transportes e Obras Públicas precisa pensar na integração de regiões no Estado todo", finalizou Casagrande.