CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Chuva no ES deixa 51 desalojados; 18 municípios já foram afetados

Cidades onde houve registros de desalojados são Vila Velha, Vitória e Alegre. Ainda não desabrigados, segundo a Defesa Civil Estadual

Foto: Divulgação
O município de Alegre, no sul do Estado, foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas

Dezoito municípios do Espírito Santo foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado nesta quarta-feira (13). A informação é da Defesa Civil Estadual, que até o momento já contabilizou 51 pessoas desalojadas — que puderam se abrigar na casa de parentes ou amigos — em três municípios capixabas: 19 em Vila Velha, 16 em Vitória e 16 em Alegre. Ainda não há registro de desabrigados — que dependem dos entes públicos para conseguir um abrigo.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel André Có, o órgão está em estado de alerta com as fortes chuvas. Segundo ele, as regiões onde choveu com mais intensidade foram o sul do estado, especialmente em Alegre, e na Grande Vitória, onde foi registrado um volume de chuva de 581 milímetros nas últimas 24 horas.

>> Viana, Fundão e Cariacica registram os maiores acumulados de chuva no estado

"A gente está em constante monitoramento da questão climática e das áreas de risco. A gente fez um contato com os órgãos municipais de Defesa Civil, que são os responsáveis por preparar os residentes em área de risco, para se precaver de eventuais desastres", destacou André Có, que acrescentou que as fortes chuvas devem seguir pelo menos até esta quinta (14).

"Nós temos uma previsão de chuva continuada até amanhã e, de amanhã até domingo, uma suavização desse processo chuvoso. Mas de domingo para segunda, a gente volta a ter chuvas mais fortes, com pancadas", frisou.

Ainda de acordo com o coordenador, as áreas de encostas na Grande Vitória são as que causam mais preocupação aos órgãos de Defesa Civil. "A Grande Vitória, pela característica geográfica que se apresenta, tem muita encosta e grande adensamento populacional nesses locais. Então nos traz mais preocupação as áreas de encosta na Grande Vitória. O deslizamento tem um potencial mais severo de ter como consequência danos humanos".

Alegre

A Prefeitura de Alegre informou que aguarda o levantamento da Defesa Civil para decretar situação de emergência na cidade, que foi atingida por uma forte chuva na última segunda-feira (11). Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual, o decreto deverá ser confirmado em breve.

"Aconteceu esse evento ruim na cidade de Alegre, com o destelhamento de 30 casas aproximadamente e com 16 desalojados. A gente encaminhou uma equipe para auxiliar a avaliação de danos no município e alguma análise de risco estrutural, com engenheiro da Defesa Civil estadual. Nesse processo, foi constatado realmente uma situação que cabe a decretação de situação anormal, e eles estão providenciando isso aí", afirmou.

Estragos na Grande Vitória

Em Vitória, foram registradas ocorrências de deslizamentos e movimentos de terra nos bairros São Benedito e Consolação, além de queda de uma árvore em Gurigica e o desabamento de uma casa no bairro Piedade. 

Em Vila Velha, foram registrados pontos de alagamento em pelo menos dez bairros do município, principalmente na região da Grande Cobilândia. Segundo a prefeitura, o acumulado de chuva registrado até o final da tarde desta quarta-feira (13) chegou a 106 milímetros, a metade de todo o volume esperado para o mês inteiro de novembro. A Defesa Civil do município registrou oito ocorrências ao longo do dia, a metade com pedidos de remoções e a outra parte com solicitações para vistorias em locais com risco estrutural.

Em Cariacica, foi registrado deslizamento no bairro Santa Luzia. Segundo a prefeitura, a unidade de saúde de Nova Canaã suspendeu os atendimentos. O motivo são as obras no telhado, que com as chuvas impossibilitaram os serviços. Já no período da tarde, a Unidade de Saúde de Nova Brasília também teve que suspender os atendimentos devido às chuvas.

No município de Serra, foram registrados pontos de alagamento em algumas ruas e na rodovia BR-101, deixando o trânsito bastante complicado. A Defesa Civil do município informou que está monitorando toda a cidade e que não há desabrigados ou desalojados na cidade.

Já em Viana, foram registrados pontos de alagamento nos bairros Vila Betânia, Industrial, Canaã e Marcílio de Noronha. Além disso, houve deslizamento no bairro Ribeira.

O coordenador da Defesa Civil estadual orienta a população a ficar atenta aos sinais de possíveis desabamentos de imóveis. "É tentar analisar no terreno alguns sinais que ele dá de fragilização. E aí pode ser a inclinação de um poste, uma árvore, dificuldade de abrir ou fechar janelas, ruídos na edificação. Tudo isso são sinais que pode colapsar esse local. Então é sair e fazer contato imediato com o órgão municipal de Defesa Civil. Já quem reside ou transita em áreas alagáveis, é evitar esses locais e fazer contato direto com o órgão municipal também".

Em casos de emergência, entre em contato com os telefones abaixo:

Defesa Civil Estadual - 199

Defesa Civil de Vitória - (27) 98818-4432

Defesa Civil de Vila Velha - (27) 9 9895-0100

Defesa Civil de Cariacica - (27) 9 8831-6000

Defesa Civil da Serra - (27) 9 9949-8612.

Pontos moeda