A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, concluiu a análise de três amostras de óleo coletadas na Grande Vitória. Os fragmentos analisados são materiais colhidos na última semana, que foram comparados ao óleo que atingiu o litoral do Nordeste.
Segundo a nota emitida pela Marinha, as amostras que combinam com o fragmento do óleo estão relacionadas aos municípios da Serra e Vila Velha.
Na Serra, foram coletados materiais na praia de Jacaraípe, no dia 15 de novembro. Em Vila Velha, os materiais foram colhidos no dia seguinte, na altura da região de Interlagos.
Já sobre o material coletado em Vitória, não foi constatado na análise qualquer tipo de combinação com o fragmento de óleo que atingiu o Nordeste, tratando-se apenas de um material antigo e degradado. A Marinha ressaltou que outras amostras continuam em análise.
Por meio de nota, a prefeitura da Serra informou que não foram encontrados, até o momento, novos fragmentos na orla. Equipes continuam monitorando as praias e estão de prontidão para qualquer ação de limpeza, se for necessário.