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Rede de supermercados tem cinco dias para explicar ao Procon erro na pesagem de produtos

Um vídeo registrado neste fim de semana, no Carone de Jardim da Penha, mostra produtos sendo vendidos com peso inferior ao anunciado na etiqueta

Foto: Reprodução
Vídeo mostrou produtos sendo vendidos com peso abaixo do anunciado no supermercado

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) notificou um supermercado que estaria vendendo produtos com peso inferior ao anunciado na etiqueta. O estabelecimento agora tem cinco dias para justificar o que aconteceu no processo de pesagem dos produtos.

O caso veio à tona após um vídeo, feito por um professor universitário, viralizar na internet durante este fim de semana. Nele, o professor denuncia que alguns produtos comercializados na unidade do Supermercado Carone em Jardim da Penha, Vitória, estavam sendo vendidos com erro na pesagem.

Ele chegou a essa conclusão utilizando a balança que fica à disposição do consumidor, dentro do estabelecimento. Os queijos e embutidos das bandejinhas marcavam sempre um peso menor na balança, em relação ao indicado na etiqueta. Ou seja, o consumidor estava pagando a mais pelos produtos.

Com a repercussão do caso, equipes do Procon-ES e do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem), fiscalizaram algumas unidades da Rede Carone nesta segunda-feira (04). Os dois órgãos informaram que não encontraram nada de anormal.

Foto: Divulgação / Ipem
Equipes do Procon e Ipem realizaram uma fiscalização em unidades da Rede Carone nesta segunda

No entanto, o Procon notificou a rede de supermercados a explicar o que aconteceu com a pesagem dos produtos mostrados no vídeo. O órgão ressaltou também que o consumidor que se sentir lesado deve registrar queixa. Para isso, é preciso fazer uma foto ou um vídeo, mostrando a situação, e enviar a gravação pelo aplicativo do Procon.

"É direito do consumidor pedir que os produtos sejam pesados na frente do consumidor e o mercado, ou qualquer estabelecimento que comercialize produtos, não pode se negar. Inclusive existe uma lei estadual recente, do ano passado, que determina que os mercados disponibilizem uma balança que fica em algum local visível. Uma balança digital, para conferência do consumidor", frisou a diretora jurídica do Procon-ES, Andréa Munhos.

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV tentou conversar com o professor universitário que fez a denúncia, mas ele disse que não quer aparecer.

Já a assessoria de comunicação da rede de supermercados Carone explicou, por meio de nota, que o erro foi registrado pelo cliente às 13 horas do último sábado (02) e que, imediatamente todos os produtos do setor foram retirados para uma repesagem. Segundo o supermercado, às 13h21 o problema estava resolvido.

A Rede Carone ressaltou ainda que o problema aconteceu em apenas uma loja, em três itens do setor de frios. A apuração dos fatos, segundo a rede, está sendo feita por meio de análise detalhada do circuito interno de câmeras e recolhimento de todos os equipamentos de pesagem do setor, para que sejam analisados pela assistência técnica e devidamente corrigidos.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Segue a nota na íntegra:

O Carone Supermercados esclarece os fatos ocorridos em 02/11/2019, para compatibilização da proteção do consumidor, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo e do direito básico do alcance à informação adequada sobre os diferentes produtos e serviço.

Primeiramente registra-se que o fato foi noticiado por um cliente às 13 horas, sendo plenamente sanado às 13horas e 21minutos, mediante a retirada de todos os itens do setor para identificação, averiguação e repesagem.

Há que se ressaltar que o fato ocorrido se deu em apenas uma única loja, no específico setor de frios, com ocorrência em apenas 03 (três) itens, quais sejam, Muçarela Bimbo, Mortadela Bolonha Perdigão e Lombinho Canadense.

Após o incidente, as providências de apuração do fato foram iniciadas de imediato e serão divulgadas publicamente.

A apuração dos fatos está se desenvolvendo mediante (I) análise detalhada das câmeras de circuito interno, quanto ao processo de pesagem do dia 02/11/2019; (II) recolhimento de todos os equipamento de pesagem do setor, onde ocorreu o incidente, a fim de serem analisados pela assistência técnica para correção de possível imperfeição.

O processo acima ocorreu por minuciosa cautela e comprometimento com a transparência, que marca a atuação da empresa, visto que todos seus equipamentos são fiscalizados pelos órgãos de controle de forma regular.

Ademais, dada a repercussão do caso, no dia 04/11/2019 a Loja de Jardim da Penha, onde ocorreu o fato, recebeu a visita da fiscalização do PROCON Estadual, Municipal e Inmetro, não sendo constatada nenhuma irregularidade.

Registra-se, por mais uma vez, que o fato ocorreu isoladamente em um único setor de uma única loja da Rede Carone, Jardim da Penha, caracterizando um fato isolado que não repercute nos demais setores da loja de Jardim da Penha e muito menos nas demais lojas da rede.

Destaca-se que a Rede Carone emprega mais de 3.300 colaboradores diretos, e que adota controles rígidos de condutas éticas para atender seus clientes.