Passados os dois dias de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos domingos (21 e 28 de novembro), o candidato já pode calcular a pontuação total nos testes para driblar a ansiedade.
Já está disponível uma calculadora que simula o resultado da performance do estudante, somando as notas obtidas nos testes de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.
Quem faz a prova do Enem recebe cinco notas. Uma para cada área de conhecimento (citadas acima) mais a redação. No caso das quatro primeiras áreas, a metodologia de correção utilizada é a da TRI (Teoria de Resposta ao Item), um método que basicamente busca verificar o conhecimento do candidato e evitar os famosos “chutes”.
A plataforma TRI Enem foi desenvolvida pela edtech capixaba Gama Pré-Vestibular, fundada por Nilton Sagrilo.
Sagrilo aponta que, por causa da TRI, o exame tem uma composição de notas dinâmica, calculada a partir da quantidade de erros ou acertos realizados pelos candidatos.
“O exame atribui mais peso às questões fáceis e médias do que às difíceis. Essa é uma forma de avaliação conhecida como coerência pedagógica, que também é um dos focos da plataforma”, explicou.
Já Paulo Victor, professor na Gama Ensino e responsável por desenvolver o sistema estatístico utilizado pela plataforma, conta que, além de conhecer sua pontuação, os candidatos poderão entender onde terão melhores chances de aprovação nas faculdades disponíveis.
“O objetivo da simulação é dar tempo de planejamento ao candidato para que ele possa enxergar em quais universidades ele tem mais chances de aprovação antes da divulgação do resultado oficial e possa entender quais lugares proporcionarão melhores condições de estudo”, explicou.
A Gama Ensino foi parceira do Folha Vitória ao longo da preparação dos estudantes para o Enem 2021. Durante o mês de novembro, uma série de lives comandadas pelos professores do cursinho foram transmitidas pelo jornal online e em suas redes sociais.
Listas de exercícios, que foram apostas para as provas, também foram publicadas de forma gratuita no Folha Vitória.
Gabarito oficial do Enem 2021
De acordo com o Inep, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem 2021 serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, assim como os Cadernos de Questões. A data provável é nesta quarta-feira, 1º de dezembro de 2021.
Veja o passo a passo para usar a plataforma e saber a sua nota TRI
1 – O candidato deve acessar o site da plataforma e realizar um cadastro rápido na página inicial, fornecendo o nome, o e-mail e criando uma senha.
2 – Após realizar o primeiro acesso, o estudante deverá clicar em um banner localizado na parte superior da página onde estará escrito “Simule sua nota TRI do Enem 2021”.
3 – Em seguida, o candidato será direcionado para outra página que vai simular a folha resposta do exame. Essa simulação de gabarito deve ser preenchida com as mesmas opções marcadas, de acordo com a cor da prova realizada.
No primeiro domingo (21), as cores foram azul, amarelo, branco e rosa. Ontem (28), as cores dos testes foram azul, amarelo, cinza e rosa.
4 – Após preencher a simulação da folha resposta, no fim da página, o candidato deverá clicar em um botão indicado para iniciar a correção. A partir daí, a simulação da nota aparecerá instantaneamente.
O professor Paulo Victor destaca que o resultado gerado pela plataforma não equivale ao cálculo oficial da nota, que será conhecido ao final de janeiro.
Mesmo assim, com o resultado, o candidato também terá a opção de simular as chances de aprovação nas faculdades e cursos que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Basta clicar no botão escrito “Simular Sisu” que o estudante será direcionado para outra página dentro da plataforma, onde será possível filtrar o curso desejado, a universidade almejada e até a modalidade de concorrência (ampla ou cotas).
“O resultado gerado pela plataforma é uma estimativa estatística com base no TRI, que possibilita simular a nota alcançada pelo aluno no exame”, afirmou o professor.