Geral

Espírito Santo volta a ter todas as cidades no risco baixo após mais de dois meses

Última vez que isso aconteceu foi entre os dias 13 e 19 de setembro. Atualmente, apenas Afonso Cláudio está no risco moderado para a covid-19

Foto: Divulgação / Governo do ES

Depois de dois meses e meio, o Espírito Santo voltará a ter todas as cidades classificadas no risco baixo para a covid-19. A última vez que isso aconteceu foi entre os dias 13 e 19 de setembro.

Atualmente, apenas Afonso Cláudio, na Região Serrana, está no risco moderado para a doença. No entanto, a partir da próxima segunda-feira (29), o município estará como os demais 77, ou seja, na classificação verde. A nova configuração do mapa de risco terá duração até o domingo seguinte, dia 5.

Essa será a segunda vez que todas as cidades capixabas ficarão no risco baixo, desde que o mapa de risco começou a ser utilizado pelo governo do Estado para determinar as regras de funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus.

Com o mapa voltando a ficar todo verde, todos os municípios do estado agora poderão adotar medidas mais flexíveis em suas atividades econômicas e sociais. 

Não haverá, por exemplo, restrições no horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, que, no entanto, devem continuar adotando as medidas preventivas para evitar o contágio da doença — uso de máscara, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, entre outras.

Saiba o que é permitido nas cidades em risco baixo:

Comércio

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

Academias

- Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.

Boates

- Funcionamento continua proibido

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).

- Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).

- Abordagem às pessoas para orientação.

- Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.

- Proibição de funcionamento de boates.

- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.