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Itaúnas e Anchieta entram na rota do turismo no Brasil para o próximo verão

De acordo com o governador Renato Casagrande, os dois destinos foram os escolhidos por oferecerem melhor estrutura aos turistas

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

A Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, e o município de Anchieta, no litoral sul capixaba, serão o principal foco do governo do Estado para tentar alavancar o turismo na próxima temporada de verão, após as perdas sofridas pelo setor em função da pandemia da covid-19.

A Temporada Verão 2022 no Espírito Santo foi lançada na tarde desta terça-feira (30), durante uma cerimônia na Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.

"O nosso estado está pronto. Nós precisamos divulgar, cada um de nós, o nosso destino Espírito Santo. Nosso estado é organizado, com infraestrutura adequada, com segurança, com uma beleza deslumbrante, com uma gastronomia especial, uma rede de serviços muito boa. Então, para o turismo, nós temos a segurança que o melhor destino para o verão é o Espírito Santo", ressaltou a secretária estadual de Turismo, Lenise Loureiro.

De acordo com o governador Renato Casagrande, os dois destinos foram os escolhidos para serem o centro da campanha publicitária, que buscará atrair os turistas para o Espírito Santo no próximo verão, por oferecerem melhor estrutura para os visitantes.

"São roteiros consolidados. É lógico que você não pode deixar de falar, na época do verão, de Guarapari, Linhares e de outros municípios, de outras praias e balneários. Mas alguns estão mais consolidados, mais estruturados e a divulgação é maior", frisou. 

Casagrande destacou também algumas melhorias feitas pelo governo estadual nesses locais, como o asfaltamento da rodovia ES-421, que liga Conceição da Barra à Vila de Itaúnas, além da urbanização de algumas praias de Anchieta.

"Em Anchieta, além das belezas naturais e das praias, a gente tem lá o Santuário de Anchieta, que é uma grande oportunidade para as pessoas. Itaúnas agora tem um pavimento até lá, não tem mais estrada de chão. Então você tem hoje capacidade de divulgar bem o nosso estado e saber que a gente tem uma infraestrutura particular, mas também a infraestrutura pública", completou.

Foto: Hélio Filho/Secom
Governador espera que os prejuízos sofridos pelos trabalhadores do turismo seja minimizado no próximo verão

O governador disse ainda que espera que, com a campanha de divulgação dos atrativos turísticos dessas regiões, os prejuízos sofridos pelos trabalhadores do setor seja minimizado, após sofrer por quase dois anos com restrições impostas pela pandemia da covid-19.

"Estamos lançando essa campanha para poder recuperar um pouco daquilo que os operadores de turismo, agências de viagens, quem trabalha no dia a dia, ganhando sua vida com o turismo, perderam na pandemia. A ideia é recuperar, com muita responsabilidade, o ato de as pessoas fazerem o turismo interno, e a gente poder gerar renda, gerar oportunidade para os capixabas que trabalham com turismo", disse Casagrande, que afirmou que, a medida que os municípios capixabas forem atingindo o risco muito baixo para a covid-19, haverá ainda menos restrições no funcionamento das atividades.

"Estamos numa expectativa muito grande de um esforço gigantesco dos municípios e de todos nós para a gente poder chegar no risco muito baixo até o final do ano. Com isso, a gente aumenta a nossa capacidade de ter atividades na área social. Então o esforço agora é o de divulgar o estado e ter muita responsabilidade. Mas também é um esforço de testar e, especialmente, de vacinar, para a gente poder tirar de qualquer risco a vida das pessoas".

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Campanha publicitária será divulgada em vários veículos

Com o tema “Capixabear”, a campanha publicitária de promoção do destino Espírito Santo será veiculada em TVs abertas, rádios e mídias digitais, como Instagram, Facebook e Google. Também terá anúncios publicitários em sites de compra e venda de serviços turísticos. 

Foto: Hélio Filho/Secom
Lenise Loureiro destacou as qualidades do Espírito Santo para receber os turistas

Além do vídeo promocional, a campanha é composta por ações de valorização da cadeia produtiva do turismo como, por exemplo, os guias de turismo, e ações de capacitação continuada aos empreendimentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.

“Nossa campanha exalta as belezas naturais, nossa alegria, nossas cores e nossos atrativos. Embalada em ritmo de forró, a peça mostra a energia de nosso Espírito Santo, os vários cenários e serviços”, destacou Lenise Loureiro.

Como parte da campanha, também foram lançados e-Books de Anchieta e de Itaúnas, ferramenta de conteúdo objetivo e prático, com informações sobre os destinos, disponíveis no site Descubra o Espírito Santo e o site institucional da Setur, e que podem ser facilmente baixados e utilizados no aparelho celular.

“‘Capixabear’ é a nossa palavra, o nosso verbo para incentivar todos os capixabas a circularem pelo nosso Estado. Serve também para nossos vizinhos, para que conheçam nossos roteiros turísticos, seguindo os protocolos de segurança sanitária. Além do avanço na vacinação contra a covid-19, estamos realizando investimentos na segurança, saúde e infraestrutura para atender bem a moradores e turistas. Quando o morador se sente bem, você recebe bem os turistas”, frisou Casagrande.

O secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha, destacou que, no próximo dia 13, o forró raiz será reconhecido como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e que Itaúnas possui uma importância significativa na divulgação desse estilo musical.

"Itaúnas é um território do forró nacional, que faz parte desse reconhecimento do Iphan. A gente tem tido atividades junto ao comitê que buscou esse trabalho, tivemos reuniões lá em Itaúnas. São dez anos de luta dessa turma e Itaúnas sempre presente. Tem um capítulo importante da história do forró, que é o forró pé-de-serra, que nasce e se difunde para o Brasil e o mundo a partir de Itaúnas".

Parque de Esculturas

Ainda no evento, Fabrício Noronha comentou sobre as ações que já acontecem no Parque Cultural na Residência Oficial. O projeto envolve toda a área da Residência e contará com três eixos temáticos para serem explorados pela população: ambiental, histórico e artístico.

“É muito bom ver o Parque Cultural já recebendo atividades. Estamos muito empolgados em participar da construção de uma cultura de pertencimento em torno deste Parque, que em breve vai receber obras que foram selecionadas a partir de chamada pública. Queremos ver os capixabas se sentindo parte desse espaço, frequentando e valorizando nosso patrimônio e nossa história”, frisou.

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