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Pedágios da Terceira Ponte e Rodosol vão aceitar pagamento por app e até Pix

Pela Terceira Ponte, passam cerca de 90 mil veículos diariamente às segundas-feiras e 98 mil às sextas. Novas formas de pagamento devem melhorar o fluxo nos horários de pico

Foto: Reprodução

Os pedágios da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol passarão a aceitar duas novas formas de pagamento a partir de dezembro. Segundo a Rodosol, concessionária que administra as vias, serão permitidos pagamentos pelo sistema bluetooth (por meio do aplicativo Sem Parar Pay) e via cartão de débito por aproximação.  

A empresa também vai incluir sistema de pagamento via Pix. A expectativa é de que esta nova modalidade passe a valer a partir de janeiro de 2022. Todas as opções estarão disponíveis também nas cabines exclusivas às motocicletas.

O condutor que preferir pagar pelo aplicativo deverá estar logado no aplicativo e com o bluetooth ligado ao chegar à cabine e informar ao cobrador que fará o pagamento por essa alternativa.

Não vai ser preciso apontar o celular, nem mostrá-lo ao arrecadador se ele estiver junto ao motorista ou motociclista. Mas é preciso que a função bluetooth esteja ativada antes da chegada na cabine. O processo de ativar a conexão não deverá ser feito no momento da abordagem ao arrecadador para não haver comprometimento do fluxo.

Segundo a empresa, a alternativa trará agilidade para motociclistas que hoje utilizam o MotoCard, outro serviço criado pela RodoSol que deixará de funcionar com a adesão dos usuários aos novos sistemas.

“Nosso objetivo é abrir a praça de pedágio para possibilidades que tragam mais praticidade, agilidade, conforto e segurança para os usuários. No caso dos motociclistas, o processo será mais simples e prático do que o cartão que hoje comercializamos. Atualmente, o usuário precisa ter o cartão em mãos para ser lido por um equipamento específico. Com o aplicativo e a conexão bluetooth habilitada, o celular não precisa estar na mão do motociclista”, afirma Geraldo Dadalto, diretor-presidente da RodoSol.

Qualquer motorista ou motociclista poderá utilizar o serviço, bastando baixar o app, habilitar o bluetooh, fazer o cadastro e transferir o crédito, já que o formato é pré-pago. “As cabines continuarão com atendimento do operador para pagamento manual, mas o processo inova, trazendo mais agilidade e autonomia para o usuário”, diz.

Pagamento por aproximação

Outra forma disponível será a por aproximação. Nela, o motorista ou motociclista poderá fazer a transferência de valor no pedágio por meio de cartão de débito, smartwatch ou celular com esse recurso. 

Dadalto explica que essa opção em que se utiliza cartão de débito é mais viável do que a por meio de digitação de senha, bastante cobrada pelos usuários. Segundo ele, se fosse utilizado o cartão tradicional com digitação de senha haveria uma média de 40 a 50 segundos de espera para cada motorista, levando em conta também outros fatores como condições de sinais da internet, velocidade da rede bancária e condições físicas do cartão. “Há uma série de questões que tornam a cobrança demorada, o que teria um impacto impensável no tráfego”, ressalta.

“Numa praça urbana e com especificidades como é o caso da Terceira Ponte, em que vários acessos levam a um ‘efeito funil’ nas duas faixas da pista, cobrar com cartão por meio da digitação de senha seria criar um transtorno enorme para os motoristas, e não uma facilidade, ao contrário do que muitos pensam", explica. 

Pela Terceira Ponte, passam uma média diária de 90 mil veículos às segundas-feiras e 98 mil às sextas.

O serviço, segundo ele, se torna operacionalmente mais viável quando se restringe o pagamento apenas por cartões de débito que detêm a tecnologia de aproximação, já que, por meio dele, o usuário pode utilizar até um determinado valor sem a necessidade de inserção de senhas, trazendo ganhos em mobilidade. “É preciso verificar com o banco ou a operadora do cartão se a tecnologia está disponível ou como substituir o cartão de débito por outro que traga essa possibilidade. Da nossa parte, estamos nos preparando para oferecer o serviço via débito pagamento até o final do ano, investindo no sistema”, reforça.

Fim do serviço hoje em vigor para motos

Com a chegada do serviço Sem Parar Pay, o MotoCard, serviço criado para motociclistas deixa de comercializar novos cartões, mas segue aceitando as duas formas de pagamento por um período ainda a ser definido.

“Nossa orientação é que o motociclista já providencie a mudança para não ter intercorrências. Na Terceira Ponte, a passagem exclusiva, que é a motovia, continua existindo. Mas o serviço de MotoCard será encerrado, já que haverá opções tecnologicamente melhores. No caso do sistema via app, a contratação do serviço já é possível junto à operadora responsável. A vantagem é que o celular não precisa estar ao alcance da mão por conta da tecnologia bluetooth, ao contrário do cartão MotoCard hoje disponibilizado e do próprio cartão de débito. O ganho é em tempo e em segurança”, explica Dadalto. 

Confira as novas formas de pagamento nos pedágios da Rodosol:

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Pagamento por aproximação:

O usuário poderá pagar o pedágio na Terceira Ponte e demais pedágios na Rodovia do Sol por aproximação utilizando celular e cartão de débito com essa modalidade ou smartwatch. Se fosse utilizado o cartão de débito tradicional com uso de senha haveria transtorno no tráfego já que é gasto uma média de 50 segundos por motorista na transação.

Foto: Divulgação
Aplicativo Sem Parar Pay será outra opção de pagamento rápido

Pagamento por aplicativo Sem Parar Pay :

Disponível nas lojas de aplicativo para Android e smartphones. Com o aplicativo instalado, o motorista ou motociclista deverá ativar a função bluetooth antes da chegada na cabine do pedágio. O processo de ativar a conexão não deverá ser feito no momento da abordagem ao arrecadador para não haver comprometimento do fluxo.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pagamento via Pix:

Segundo Geraldo Dadalto, diretor-presidente da RodoSol, o sistema brasileiro de pagamento instantâneo será implantado nas cabines de pedágio a partir de janeiro de 2022. 


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