Geral

VÍDEO | Chuva provoca queda de muro de projeto social em Cariacica

O muro atingiu o primeiro andar do imóvel. Parte da sede precisou ser interditada pela Defesa Civil

As chuvas constantes que atingem o Espírito Santo desde o inicio da semana provocaram a queda de um muro de um projeto social no bairro Santa Rosa, em Cariacica. 

O muro atingiu o primeiro andar do imóvel e, por isso, ele precisou ser parcialmente interditado pela Defesa Civil. Parte do telhado também foi destruído.

Nas imagens registradas por moradores da região, é possível ter dimensão do estrago causado pela queda do muro na sede da instituição. O desabamento aconteceu no inicio da semana e, desde que soube da situação, a diretora do projeto social conta com a ajuda da comunidade.

Reprodução/ WhatsApp TV Vitória
Reprodução/ WhatsApp TV Vitória
Reprodução/ WhatsApp TV Vitória
Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Segundo os moradores da região e as pessoas que trabalham na instituição, quando chove muito a água desce pela ladeira e escoa na parte mais baixa da rua. 

Com isso, o solo fica encharcado e pesado. Além disso, há cerca de um mês, a prefeitura fez uma obra para melhorar a rua. O terreno alagado e o peso dos maquinários podem ter contribuído para o desabamento do muro.

Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Nesta sexta-feira (12), a prefeitura esteve no local e iniciou a limpeza. Segundo o secretário municipal de Obras, Weverton Moraes, a previsão é de que o trabalho do muro de contenção fique pronto em até seis meses. Já o primeiro andar atingido pelo muro deve ser liberado para uso em alguns dias, já que não houve abalo na estrutura do imóvel.

"Hoje iniciamos a retirado do material e a limpeza. Vale ressaltar que se trata de um muro particular, mas, diante da situação e devido ao deslizamento de terra da rua, o município iniciou a execução da obra para fazer o muro de contenção que vai trazer segurança e possibilitar a volta da normalidade para a instituição", disse.

>> Alerta laranja: 11 cidades do ES têm previsão de chuva e ventania

>> Após fim de semana chuvoso, feriado promete ser de sol no ES

O projeto social tem mais de 30 anos. Cerca de 200 crianças carentes são atendidas na instituição. Além de oferecer cursos de capacitação, de acordo com a diretora do projeto Zety Araújo, o projeto busca formar cidadãos de bem.

"O nosso trabalho é dar oportunidade as crianças, aos jovens, aos homens e as mulheres, possibilitar a formação de renda e também formar cidadãos de bem", destacou.

Muitos moradores da região se solidarizaram e, assim que souberam da queda do muro, correram para ajudar da forma que poderiam. A diretora ressaltou a importância da instituição e contou com ajuda voluntária para tocar o projeto.

"Todos os cursos, as oficinas, as atividades de lazer, são ofertados gratuitamente. Criamos recentemente o projeto 'Lideres do futuro' para ensinar as crianças a terem cuidado com o futuro e com a comunidade", frisou.

Quem puder ajudar o Instituto Araújo pode entrar em contato pelo telefone (27) 99705-4024. 

LEIA TAMBÉM: 

>> VÍDEO | Idosos são soterrados e casa fica destruída após desabamento

>> Chuva provoca alagamentos e transtornos para moradores de Vila Velha 

>> Chuva causa queda de árvore e destruição de calçada no Norte do ES

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV.