Geral

Copa do Mundo: veja como ficam as aulas na Grande Vitória em dia de jogos do Brasil

Nos municípios da região metropolitana, cada prefeitura definiu suas regras a partir dos horários das partidas da Seleção Brasileira

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

Em Cariacica, não haverá aula nos dias de partidas do Brasil às 13h

A Copa do Mundo começa neste domingo (20) e, nesta primeira fase, os jogos da Seleção Brasileira vão cair em dias úteis. O Brasil entra em campo na próxima quinta-feira (24) às 16h contra a Sérvia e na outra segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça. E no dia 2 de dezembro, numa sexta, às 16h, a partida será com Camarões. Por causa disso, haverá mudanças no calendário letivo das escolas da rede pública na região metropolitana do Espírito Santo. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Em Vitória, quando os jogos do Brasil ocorrerem no horário das 13h, não haverá aulas para o turno vespertino. Quando os jogos ocorrerem às 16h, os estudantes serão dispensados às 15 horas. As aulas no matutino serão mantidas.

Em Cariacica, não haverá aula nos dias de partidas do Brasil às 13h. Já quando os jogos começarem às 16h os alunos serão liberados um pouco antes. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seme), as aulas serão compensadas com as atividades não-presenciais pela televisão, por meio dos canais que transmitem o “Dever em Casa na TV”, assegurando o cumprimento dos dias letivos previstos no calendário escolar.

LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo: Vitória terá 4 arenas com telões para capixaba torcer pelo Brasil

A Prefeitura de Vila Velha informou que cada escola municipal terá autonomia para decidir sobre a liberação ou não dos estudantes nos dias que os jogos do Brasil acontecerão às 13h, assim como definir sobre a reposição do dia letivo. Quanto aos jogos que acontecerão às 16h, os estudantes serão dispensados às 15h30. Algumas escolas estão se organizando para exibir os jogos.

Já a Secretaria de Educação da Serra informou que, devido as datas dos jogos do Brasil terem sido divulgadas após elaboração do calendário anual escolar, foram apresentadas algumas opções para as Unidades de Ensino quanto à condução das atividades escolares nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Caberá à cada escola optar qual a melhor alternativa que atenda às especificidades de cada unidade. Entre as opções estão: liberação dos alunos com reposição do dia letivo e realização de evento dentro da escola com agrupamento dos alunos para assistirem aos jogos.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foi procurada para saber do funcionamento das escolas da rede estadual mas não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para atualização.