O promotor de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos, que acompanha o julgamento dos capixabas Thiago Philipe Souza Bragança e Wenderson Júnior da Silva, deu uma entrevista ao Folha Vitória e comentou sobre a fuga dos acusados de matarem Ana Paula Feitosa estrangulada com um fio de ventilador nos Estados Unidos, para o Brasil. O júri acontece no Fórum Criminal de Vitória nesta quinta-feira (10).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Leonardo Augusto afirmou que os acusados escolheram fugir. Eles percorreram mais de 15 mil quilômetros em fuga porque a lei brasileira é mais leniente, ou seja, suave, do que o país norte-americano.
“Nos Estados Unidos, eles iam pegar uma mínima de 25 anos e não iam sair da prisão antes dessa data limite. Ainda assim, após esses anos, eles iriam passar por uma equipe interdisciplinar para saber se eles teriam ou não condições para progressão”, descreve.
Ainda segundo o promotor de Justiça, no Brasil a pena mínima é de 12 anos. “Sendo assim, sabemos que eles não vão ficar 12 anos, iriam sair antes”, destaca.
Além disso, Leonardo afirma que, no Brasil, são presentes mais “benefícios” para os acusados.
“Eles vieram para o Brasil se ‘safar disso’, mesmo tentando se contradizer, existem provas que mostram os acusados do crime comemorando, indo para a suíte master”, completa.
O promotor ainda alega que as duas defesas se contradizem durante muitos momentos do julgamento. “O Thiago disse que quem matou foi o Wenderson e o Wenderson disse que quem matou foi o Thiago, e que o outro ajudou só em carregar”, alega.
Avaliação do julgamento
Segundo o promotor, o julgamento flui bem e as testemunhas conseguem informações que estavam presentes na denúncia. “Algumas testemunhas da própria defesa trouxeram informações importantes dos jurados, que fecham possíveis teses”, destaca.
O crime
No dia 30 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, teve início a investigação do crime. Por meio de imagens, a polícia identificou os capixabas Thiago Philipe Souza Bragança e Wenderson Junior Dalbem Silva. Eles são acusados de asfixiar e matar a mineira Ana Paula Feitosa dos Santos Braga.
De acordo com as investigações, os suspeitos percorreram mais de 15 mil quilômetros em uma fuga. A maratona envolveu três países (EUA, México e Brasil). Ao chegarem os solo brasileiro, eles foram ainda em várias cidades.
No Espírito Santo, a polícia recebeu informações após descobrir que a dupla falava sobre o crime para algumas pessoas. Diante disso, não demorou para que a polícia capixaba chegasse até os suspeitos.
*Com informações da repórter Isabella Arruda, do Folha Vitória
LEIA TAMBÉM: Mãe de jovem assassinada nos EUA queria pena de morte para capixabas