A temporada de observação das baleias-jubarte deste ano teve o total de 22 embarques turísticos e de pesquisa monitorados de junho a outubro. Na costa capixaba, foram contabilizados 78 grupos de baleias, totalizando 194 indivíduos, 181 adultos e 24 filhotes.
Foi possível registrar 54 baleias por fotoidentificação da cauda, método de análise da cauda do animal como modo de reconhecer cada animal.
Foram navegadas, ao todo, 552 milhas náuticas, com esforço de amostragem de 7190 minutos, com 1991 minutos de esforço de avistamento de baleias.
Leia também: Diário do repórter: como é ficar cara a cara com uma baleia-jubarte
“A observação de baleias é o ápice de todo o trabalho educativo, cultura e turístico que o Projeto Baleia Jubarte”, disse o presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, sobre a importância do sucesso da temporada 2022.
Foram realizadas diversas atividades de sensibilização sobre a conservação de baleias em escolas e eventos ambientais, culturais e turísticos, além do atendimento de cerca de dez mil visitantes no Espaço Baleia Jubarte, na Enseada do Suá, ao longo do ano.
“Promovemos uma capacitação anual sobre a observação de Baleias com agências parcerias e apresentações no briefing pré-embarque, em nosso auditório no museu da baleia, preparativo para levar centenas de pessoas para conhecer as baleias-jubarte de perto”, aponta o presidente.
O Projeto Baleia Jubarte, conforme o coordenador do projeto, Paulo Rodrigues, permite o desenvolvimento do Turismo de Observação de Baleia por meio da participação de reuniões, conselhos e programas de desenvolvimento, com o Fortalece Turismo em Vitória, realizado pelo Sebrae e CDTIV, e workshops, como o Inteligência de Mercado, apresentado pela EMBRATUR.
“Trabalhamos integrados com o Estado e Municípios para que a cada ano a atividade de ecoturismo com as baleias e golfinhos se desenvolvam ainda mais e continue a fascinar todos os visitantes”, finaliza.
Veja as fotos desta temporada: