Incêndio atingiu quase 40% da área do Parque Paulo César Vinha; local já tem data para reabrir
As chamas foram totalmente apagadas no dia 26 de outubro por equipes do Iema e do Corpo de Bombeiros
O segundo maior incêndio da história do Parque Estadual Paulo César Vinha, em Vila Velha, foi finalmente extinto após 34 dias. As informações são do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As chamas foram totalmente apagadas no dia 26 de outubro por equipes do Iema e do Corpo de Bombeiros.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Pela análise do instituto, foram atingidos 555 hectares, totalizando 37% da área da unidade de conservação. O quantitativo equivale a 1500 campos de futebol. A última destruição de grande extensão por fogo havia sido em 2014, quando 40% do parque havia sido atingido.
O incêndio começou em 22 de setembro. O Iema detalhou que, da área total atingida, cerca de 90% foi de vegetação de alagado e 10% de restinga. A fauna prejudicada foi de répteis pequenos, encontrados mortos. As equipes resgataram um ouriço com as patas queimadas. O animal está em tratamento no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Iema.
LEIA TAMBÉM: Pescador que estava desaparecido é resgatado por helicóptero do Notaer em Guarapari
As áreas atingidas estão sendo monitoradas para avaliar a necessidade de aplicar um plano de recuperação, sendo este um trabalho de médio a longo prazo.
O parque tem previsão de ser reaberto para visitação pública no dia 12 de novembro.
O que diz o Corpo de Bombeiros Militar
O Corpo de Bombeiros Militar informou que a equipe que atuava no incêndio do Parque Paulo César Vinha trabalhou até 25 de outubro e o combate foi encerrado. A corporação diz que, além da atuação do Iema e dos agentes, a mudança de clima, com chuvas na região registradas nas últimas semanas, contribuíram para a extinção do incêndio.
A perícia que apura as causas do incêndio está em andamento e ainda não há detalhes que possam ser divulgados no momento. Por causa da extensão da área afetada e a complexidade do acesso ao terreno, os bombeiros não deram prazo para conclusão da perícia.
Saiba mais sobre o parque
O Parque Estadual Paulo César Vinha, no bairro Setiba, em Guarapari, foi criado em 1990 e recebeu esse nome em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.
A área conta com uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga. Abriga também espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como pererecas e libélulas.
A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, cuja função é proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.