Geral

Protesto: mercadorias de fora do ES não chegam à Ceasa, mas movimento é normal

90% dos produtos que vêm de fora do estado não chegaram na central, mas a movimentação no local é normal, com os produtos que vem do Espírito Santo

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Lucas Pisa/TV Vitória

Os protestos de caminhoneiros que acontecem no Espírito Santo e em outros Estados já causa reflexo na chegada de produtos à Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). 

De acordo com a Ceasa, nesta terça-feira (1º), cerca de 90% dos produtos que vêm de fora do Estado, como laranja, batata e melancia, não chegaram até lá. No entanto, representantes afirmam que a movimentação no local é normal, com os produtos que vem de outras cidades do Espírito Santo.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"Os caminhões que estão vindo de fora não estão conseguindo chegar, mas nosso movimento está normal. A maioria dos caminhões vem de Domingos Martins, Santa Maria e isso não está impactando", disse o diretor-técnico operacional da Ceasa, José Mansur.

Ele explicou que dias que antecedem feriados são atípicos, pois o movimento é muito maior, mas os protestos impediram que chegassem. "Já estão liberando e vai ser normalizado".

A assessoria ainda reforçou que nesta quarta-feira (02) não haverá abastecimento por conta do feriado nacional, referente ao Dia de Finados. Na quinta-feira (03), "há possibilidade de uma melhor previsão dos impactos gerados pelo protesto".

Leia também: Protesto de caminhoneiros em São Mateus é encerrado por moradores: "Aqui é favela"

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informa que as lojas não correm risco de desabastecimento e que, até o momento, não há motivo para alarde e preocupação por parte dos consumidores.

A entidade ressalta ainda que a população não precisa correr para os supermercados com o objetivo de estocar produtos.  

Protestos começaram após resultado das eleições

Os protestos dos caminhoneiros continuam em diferentes trechos da BR no Espírito Santo. De acordo com a atualização mais recente da PRF, há nove pontos de interdição no Estados.

As liberações desta manhã ocorreram na Serra, no km 264 da BR-101, em Venda Nova do Imigrante, no km 103 da BR-262, em Viana, no km 305 da BR-101 e em Iconha, no km 372 da BR-101. 

Os caminhoneiros protestam em rodovias federais de todo o país desde a noite de domingo (30), após a derrota do presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), nas urnas. Bolsonaro é o primeiro presidente da história que não consegue se reeleger.

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV