As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última semana já deixaram 132 pessoas desalojadas e outras 62 desabrigadas no Estado.
De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no fim da manhã desta segunda-feira (28), os atingidos estão nas cidades de Afonso Cláudio, Cariacica, Fundão, Linhares, Pedro Canário, Vargem Alta, Vila Pavão, Santa Leopoldina, Sooretama e São Mateus.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Entre os municípios capixabas que possuem estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Fundão foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas. Ao todo, o município da Grande Vitória já acumula 198,6 milímetros. Em seguida aparece a Serra, com 171 milímetros, e Santa Leopoldina, com 119 milímetros.
A chuva também causou prejuízos e desastres em diversos municípios no interior do Estado. Em João Neiva, houve um deslizamento de encosta na Avenida Hélio Guasti. A família foi retirada do local e transferida para um aluguel social.
As comunidades de Brejo Alto e Monsaras, em Linhares, ficaram isoladas por conta das chuvas. Um córrego transbordou e a água invadiu casas, deixando 20 pessoas desabrigadas.
LEIA TAMBÉM: Chuva: Grande Vitória registra quase 50 quedas de árvores
Uma barragem oferece risco de rompimento em Nova Venécia e, após ser vistoriada pelo Corpo de Bombeiros, encontra-se em observação pelos órgãos competentes, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).
O tempo continua instável nesta segunda-feira (28), com previsão de pancadas de chuva fortes e moderadas por todo o Estado. Os municípios de Fundão e Serra seguem em alerta para fortes chuvas durante todo o dia.