Chuva volumosa deixa ES em alerta até o fim de semana
Cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do sul da Bahia também estão em alerta por conta do acumulado de chuva que deve atingir a região até o fim de semana
A quarta-feira (16) pós-feriado começou com chuva na maior parte do Espírito Santo. A chuva volumosa é provocada pela presença de áreas de instabilidade na atmosfera e pela configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
De acordo com o Instituto Climatempo, o fenômeno deve atingir os municípios capixabas pelo menos até o fim de semana. Além do Espírito Santo, cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do sul da Bahia estão em alerta por conta do acumulado de chuva.
LEIA TAMBÉM: Deslizamento de terra interdita estrada rural no Sul do ES
Segundo os meteorologistas do Climatempo, nesta quarta-feira (16), o alerta é classificado como perigo em todo o Espírito Santo, na região do Vale do Rio Doce, em Minas, e no extremo sul da Bahia.
Até sexta-feira (18), a chuva volumosa pode provocar deslizamentos, transbordamentos de rios e alagamentos como os registrados na manhã desta quarta-feira. Também há previsão de incidência de raios e rajadas de ventos fortes.
Na quinta-feira (17), a chuva forte deve predominar na metade norte do Espírito Santo, no sul da Bahia e na divisa de Minas Gerais. Ainda de acordo com o Climatempo, o volume de chuva deve começar a diminuir a partir de sábado (19), quando o sol deve voltar a aparecer.
Os temporais e o frio atípico para esta época do ano nos municípios capixabas já eram esperados pelos meteorologistas. Como adiantou o Folha Vitória, o corredor de umidade e calor que vem do Norte do Brasil tende a ficar na Região Sudeste. A persistência desta circulação facilita a formação das áreas de chuva.
LEIA TAMBÉM:
>> Avião sai de Miami para Vitória, tenta pousar, arremete e muda destino
>> Mega-Sena acumulada promete pagar R$ 10 milhões nesta quarta
>> Casa fica totalmente destruída após incêndio em Santa Maria de Jetibá