Uma onda de calor passa pelo Espírito Santo esta semana, mas para moradores de Cariacica, um fator torna a situação ainda mais complicada: a falta d’água. Na região de Cariacica Sede e Vila Merlo, o problema não é de hoje: dura há pelo menos dois meses.
Os moradores relatam que quando a água chega nas torneiras, ela vem muito fraca e acaba rápido. Eles contam que estão com faturas pagas, mas o fornecimento de água está com problemas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Isso começou já tem mais de mês, depois a prefeitura veio, jogou revisol na rua, passou as máquinas, deixou a rua certinha. Demorou um mês e a Cesan veio, quebrou e fez a maior buracada aqui. E depois disso que começou a falta d’água”, relatou a servidora pública, Neia Ferreira de Araújo.
A moradora fala sobre a dificuldade de conseguir realizar seus afazeres domésticos, porque não sabe o horário que a concessionária irá normalizar o abastecimento. Ela também diz que já fez diversas reclamações e o problema não foi solucionado.
“Eu saio pra trabalhar, quando eu volto tenho que deixar a louça na minha mãe porque ela tem caixa. Eu tenho um monte de protocolo que eu já abri contra a Cesan, mas até agora nada, infelizmente”.
LEIA TAMBÉM: VÍDEOS | Incêndios em vegetação encobrem a Grande Vitória de fumaça
A dona de casa Renata Ferreira Silva tem um filho com mobilidade reduzida e sente dificuldade para cuidar dele com a constante falta d’água:
“Eu estou passando aperto dando banho nele num balde. Nós também estamos há quatro dias tomando banho de balde, aí tem pegar a água nos pingos para conseguir pelo menos cozinhar e lavar a louça, porque tá seca a caixa”.
Em nota, a Cesan informou que devido à forte onda de calor que atingiu o Espírito Santo, os mananciais onde é captada a água tiveram queda acentuada em seus níveis, prejudicando o fornecimento. A empresa pede que à população que poupe água e pratique o reúso. E que o abastecimento está sendo complementado de forma emergencial com caminhões-pipa.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Parte de marquise cai e quase atinge idoso no Centro de Vitória