TECNOLOGIA

Google vai excluir Gmails e fotos a partir de dezembro; entenda

Empresa definiu uma data para o fim das contas inativas. Nova política já estava em vigor, mas perfis dos usuários ainda não havia sido excluídos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

O Google definiu uma data para excluir todas as contas inativas. A partir de 1º de dezembro de 2023, usuários que não acessam ao perfil por mais de dois anos vão perder o acesso definitivamente ao e-mail, fotos e outros serviços da big tech.

De acordo com comunicado emitido no anúncio da decisão, que aconteceu em maio, a medida visa prevenir ameaças à segurança.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A nova política de contas inativas já estava em vigor, no entanto, segundo a plataforma, a exclusão dos perfis e conteúdos ainda não havia começado. 

A medida deve afetar o Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube, Google Fotos e outros serviços.

LEIA TAMBÉM: iPhone travou? Entenda o que causa o problema e aprenda a resolvê-lo

Segundo o comunicado do Google, a nova política se aplica apenas a contas pessoais e não afeta contas de organizações ou com assinatura Google One.

Vou perder acesso à conta do Google? Veja como salvar arquivos

A forma mais simples de manter a conta ativa, de acordo com a empresa, é fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. 

Você pode, por exemplo, ler ou enviar um e-mail, usar o Google Drive, assistir a um vídeo no YouTube e baixar um aplicativo na Google Play Store.

LEIA TAMBÉM: Fazer bolo, trocar lâmpada e planejar viagem: como usar a inteligência artificial no dia a dia? 

"Se você fez login em sua conta do Google ou em algum de nossos serviços recentemente, sua conta é considerada ativa e não será excluída", afirmou a plataforma.

Pontos moeda