O Ministério da Educação divulgou o balanço preliminar do primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo os dados, cerca de 28,9% dos 73,7 mil candidatos inscritos para realizar o exame no Espírito Santo não compareceram aos locais de provas. O percentual equivale a pouco mais de 21 mil faltantes.
>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória
No Espírito Santo, as provas foram aplicadas em 165 locais, com 2.634 salas em 38 municípios. O índice de abstenção registrado no Estado está dentro da média do país, que ficou em 28,1%. Este ano, o exame registrou recorde de inscritos. Ao todo, foram 3.934.242 candidatos.
LEIA TAMBÉM: Enem 2023: confira o gabarito extraoficial das provas do 1º dia
Neste domingo (05), os candidatos responderam 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de escreverem a Redação, que teve como tema os “desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil“.
No próximo domingo (12), os candidatos fazem as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Quem não compareceu ao primeiro dia pode ir ao segundo dia ou solicitar a reaplicação do exame.
Como solicitar a reaplicação do Enem?
A solicitação da reaplicação do Enem deve ser realizada na Página do Participante entre 13 e 17 de novembro.
Quem pode pedir a reaplicação das provas?
Para pedir a reaplicação do Enem é preciso apresentar uma justificativa. São aceitos, por exemplo, atestados médicos que comprovem doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem. São elas:
Tuberculose;
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Varíola dos macacos (monkeypox, mpox);
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.
São aceitos também justificativas sobre logística. Neste caso, o edital alerta que o participante afetado em um dos dias de prova deve comparecer normalmente no outro dia. Neste caso, a solicitação será para a reaplicação de apenas um dos dias de prova.
De acordo com o edital, são considerados problemas logísticos:
— Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
— Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
— Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela;
— Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Quando e onde será realizada a reaplicação?
A reaplicação da prova está prevista para ocorrer em 12 e 13 de dezembro. Pela determinação do edital, a distância mínima é de 30 quilômetros entre o local de moradia e o de aplicação.
A definição dos locais só será realizada após a solicitação da reaplicação, que deve ser feita entre 13 e 17 de novembro.
GUIA DO ENEM 2023: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER