O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá as questões das provas coloridas pela primeira vez. A mudança, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem objetivo melhorar a compreensão visual.
>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória
Segundo o instituto, responsável pela organização das provas, a iniciativa deve aprimorar a experiência dos participantes e proporcionar maior acessibilidade e possibilita que os candidatos analisem imagens e gráficos com maior precisão.
“As imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. Isso pode ser especialmente importante ao exibir texto em um plano de fundo para facilitar a leitura, por exemplo“, explicou o Inep.
O novo modelo do exame também inclui adaptações para acomodar as necessidades das pessoas daltônicas.
LEIA TAMBÉM: Aprovado em 18 vestibulares aos 15 anos, estudante dá dicas para quem vai fazer o Enem
Além disso, a partir deste ano, o exame volta a ser aplicado apenas na modalidade impressa. Em março, o governo federal anunciou a suspensão do Enem Digital. A justificativa é que o modelo tinha alto custo e baixo interesse por parte dos candidatos.
Vídeo mostra como serão as provas coloridas do Enem
Guia Enem 2023: tudo o que você precisa saber
Cartilha do Folha Vitória traz dicas, orientações e esclarece dúvidas dos candidatos que irão realizar as provas do Enem 2023 aplicadas em 05 e 12 de novembro. Confira: