Uma história de começo triste, mas final feliz. O jovem Bredley Brememkemp Barbosa, de 18 anos, que perdeu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (5), ganhou uma bolsa de estudos 100% gratuita para cursar Administração em uma faculdade particular.
A modalidade oferecida ao estudante é a de Ensino a Distância (EAD) , na Faculdade Multivix, pelo período de um ano. De acordo com o jovem, os estudos devem começar já no primeiro semestre do ano que vem.
O presente inesperado chegou na última terça-feira (7), dois dias depois da tristeza encarada pelo jovem, que chegou um minuto atrasado para a prova e encontrou o fechado o portão da faculdade particular em Vitória, onde faria Enem.
O flagrante de Bredley correndo para entrar a tempo foi registrado em vídeo pelo repórter fotográfico do Folha Vitória, Thiago Soares, e viralizou após ser publicado no Instagram do portal de notícias. Já são mais de 4,5 milhões de visualizações.
Ele alegou que saiu cedo de casa, mas não tinha ônibus que passava perto da faculdade. Bredley pegou um outro ônibus e teve que correr por mais de 3 quilômetros para chegar à faculdade. Agora, aliviado, ele comemora:
“Eu não esperava. Ainda estava muito decepcionado com tudo que aconteceu, e de repente chegou uma mensagem para mim, me dizendo que ganhei a bolsa. Conversaram comigo, com a minha mãe, nos explicaram tudo”, contou o estudante.
Segundo o jovem, ele e a mãe estavam em uma consulta médica, quando foram surpreendidos pela mensagem da bolsa de estudos, que primeiro chegou por meio do WhatsApp. A surpresa foi tanta, que demoraram para acreditar.
O rapaz, que mora com a mãe, o tio e o irmão mais velho em São Pedro, Vitória, declarou que a alegria tomou conta da casa com a chegada da notícia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Primeiro foi um homem que entrou em contato, depois uma responsável pela Multivix, que me explicou tudo. Fiquei muito feliz. Minha mãe, meu tio e meu irmão também. Realmente foi uma grande surpresa”, contou.
Decepção por perder a prova
De acordo com Bredley, perder o exame foi doloroso não apenas pelo trajeto percorrido para chegar ao local de prova, mas por ter se preparado durante todo o ano e não ter tido a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu.
“Eu fiquei muito decepcionado, porque estudei muito. Estudava de segunda a sábado, até em alguns domingos cheguei a estudar, principalmente online. Estava preparado e chegar lá e ver o portão fechado foi muito ruim”, relata.
VEJA O VÍDEO:
Apesar de ter perdido a prova, a confiança de um bom resultado não abandonou o jovem, que contou estar confiante de que “mandaria bem” no exame.
“Não posso falar com certeza porque não vi todo o conteúdo ainda, mas teve gente dizendo que foi fácil, então acho que eu me daria bem”, disse.
“Sonho realizado”, diz mãe do jovem
Solange Brememkemp de Andrade, mãe de Bredley, conta que a bolsa de estudos é nada menos que a realização do sonho do jovem, uma vez que pretendia ingressar justamente na Multivix e, revela: para cursar Administração.
Ela relatou que a ficha demorou um pouco a cair quando receberam a ligação e, a princípio, pensaram até se tratar de uma brincadeira, já que Bredley recebeu diversas mensagens após sua história causar comoção. Algumas boas, outras nem tanto.
“Até achamos que era brincadeira, ficamos olhando um para o outro, achando um pouco estranho, porque ele recebeu muitas mensagens, umas boas, outras ruins. Nunca imaginamos que era da Multivix, que era a que ele já queria entrar. Depois a moça conversou com a gente, foi aí que caiu a ficha”, contou.
A mãe relatou ainda que o filho perdeu o Enem por conta de falta de ônibus no bairro. Bredley, que é autista, estava acompanhado pela mãe e foi com ela até o local de prova, saindo de casa no bairro São Pedro.
O único ônibus que conseguiram pegar, que fazia a linha 518, deixou mãe e filho próximo ao Quartel de Polícia Militar, em Maruípe, cerca de 3,5 quilômetros de distância do local de prova. A única alternativa para o jovem foi ir correndo.
Para a mãe, a decepção pela perda da prova logo foi embora após a notícia de que Bredley entraria na universidade. A bolsa, segundo ela, é uma recompensa para todo o trabalho duro do filho durante o ano.
“Como mãe, ver ele sentado naquele portão, decepcionado, não foi fácil. Foi muito doloroso por saber do esforço dele. Bateu uma tristeza, um desespero muito grande. Depois dessa notícia, vi que nada do que ele fez foi em vão, foi o sonho dele realizado”, finalizou.
“Me comovi com a história dele”, diz coordenadora de polo da Multivix
De acordo com a coordenadora de polo da Multivix, Marcella Feliz, a história de Bredley chamou sua atenção. Ela ficou sabendo do caso do rapaz após ler uma matéria sobre ele na internet.
A coordenadora conta que todos os anos, ela e outros colaboradores da universidade vão aos locais de prova para tentar incentivar alunos que estão nervosos.
“Eu saí para almoçar com minhas colaboradoras, vi na internet a questão do candidato que tentou entrar e não conseguiu devido a um minuto de atraso. Fiquei sensibilizada e, no momento não consegui o contato dele, pedi ao meu coordenador achar e ele também não conseguiu”, disse.
Ela conta que o Polo Multivix na Grande São Pedro tinha aberto recentemente, há cerca de dois meses e lá, havia a possibilidade de disponibilizar bolsas para novos alunos.
Neste momento, entrou em cena um aliado importante, Ryan Gouveia, que administra a página “Grande São Pedro – Meu País”, que conseguiu localizar Bredley.
“Eu conversei com ele, ele me contou as dificuldades. Do ônibus que não passava, do uber que não aceitava. Me sensibilizei e pensei: ele merece uma oportunidade de fazer uma faculdade, ele se preparou o ano todo”, relatou.
Marcella contou que na próxima segunda-feira (13), Bredley comparecera ao polo de São Pedro para fazer sua inscrição no curso.
Leia Também: VÍDEO | Estudante corre por mais de 3 quilômetros, mas chega atrasado no Enem