Geral

Manobra de Heimlich salva criança de 2 anos engasgada na Serra

O caso aconteceu em Porto Canoa, na Serra. A equipe militar realizava patrulhamento na região quando foi abordada por familiares da criança engasgada

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma criança, de dois anos, foi socorrida por militares depois de engasgar no bairro Porto Canoa, na Serra, na noite desta sexta-feira (17). Um dos policiais realizou a manobra conhecida como Heimlich.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe realizava patrulhamento por volta da 20h quando foi abordada por pessoas que estavam em um carro. Segundo os familiares, a criança estava engasgada e não conseguia respirar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Um dos policias aplicou técnicas de primeiros socorros que ajudaram o pequeno a recuperar a respiração. Entretanto, o alívio durou pouco tempo. A criança já dentro da viatura a caminho do hospital, parou de respirar e foi necessário, mais uma vez, tentar reanimá-la.

Dessa vez veio o sucesso. A criança chegou a vomitar, mas finalmente recuperou o fôlego depois de ficar praticamente desacordada. Por precaução, a família decidiu levar o menino a um hospital da Serra para garantir que ele estaria bem.

Você sabe como fazer a manobra de Heimlich?

De acordo com o Governo Federal, a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores, por exemplo, devem ter conhecimento para executá-la corretamente.

O engasgo é uma manifestação do organismo para colocar para fora um alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir.

É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixar ela inconsciente por um tempo. Agir rapidamente evita complicações.

Foto: Reprodução Secretaria da Saúde do Paraná

Quando um bebê engasga, o correto é colocar ele de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre o meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Em casos de engasgo de uma criança, posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.