A nova Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, em Vila Velha, terá novidades e melhorias em relação à estrutura antiga, que desabou há cerca de seis anos. A ordem de serviço para a reconstrução da ponte foi assinada pelo prefeito Arnaldinho Borgo na última quarta-feira (1º).
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, a nova Ponte da Madalena terá dois mirantes, para que pedestres e ciclistas possam usufruir da vista do local, e iluminação especial, já que envolve área de preservação ambiental.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A nova estrutura, cuja obra deverá começar em dezembro, poderá ser utilizada apenas por pedestres e ciclistas, sendo proibido o trânsito de automóveis no local.
O serviço será realizado pela empresa AMF Engenharia e Serviços LTDA, que além de reconstruir a ponte, terá de fazer a urbanização do entorno. Ao todo, a obra terá 218,78 metros de extensão, sendo 93,41 metros só de ponte.
A construtora terá um prazo de 270 dias para concluir toda a obra, que custará R$ 11.183.547,02 aos cofres da prefeitura.
Durante a assinatura da ordem de serviço para a reconstrução da ponte, a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou que o serviço será executado apenas com recursos da prefeitura.
Disse ainda que a empresa vai concluir os estudos e entregar, nesta semana, os projetos técnicos que viabilizam a obra.
“Depois, vai dar entrada no licenciamento ambiental. Com isso, em no máximo 60 dias a obra será iniciada. Essa contratação integrada, prevê o término dos estudos executivos, licenciamento e início da obra”, informou.
De acordo com a secretária, a previsão é que a obra tenha início até dezembro deste ano, pela retirada do pilar de concreto que está dentro do Rio Jucu. Após a retirada desse entulho de concreto, a empresa vai colocar o novo pilar e a estrutura para a construção da ponte.
A nova estrutura vai interligar a comunidade da Barra do Jucu ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, de 346 hectares, que também está em obra. O anúncio da prefeitura de que a ponte seria reconstruída ocorreu em setembro.
Ponte desabou durante chuva em 2017
A Ponte da Madalena é considerada um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e um marco da identidade cultural da comunidade da Barra do Jucu.
Parte da estrutura foi destruída no dia 3 de dezembro de 2017, durante fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e que provocaram uma grande cheia no Rio Jucu.
A ponte foi construída em 1896, com vigas de madeira. Ela ficou famosa em todo o Brasil por ser a musa inspiradora de Martinho da Vila, para o samba “Madalena do Jucu”, lançado em 1989.
Em 2015, a Ponte da Madalena passou por um processo de reestruturação, se tornando o portão de entrada do Parque Natural Municipal de Jacarenema.