A ordem de serviço para a reconstrução da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, em Vila Velha, foi assinada na manhã desta quarta-feira (1º), no restaurante Taberna da Madalena, próximo ao local onde a estrutura será erguida.
A assinatura contou com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). A empresa vencedora do processo de licitação, que será responsável pela obra, é a AMF Engenharia.
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, a empresa começa atuar na próxima segunda-feira (6) para elaborar o projeto executivo e tem prazo de 60 dias para entregar a proposta e iniciar as obras, que devem ser concluídas em um ano. Ao todo, serão investidos R$ 11.183.547,02.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ainda segundo a prefeitura, o projeto foi apresentado junto à comunidade ainda em setembro passado, quando se deu início ao processo de licitação, no mesmo local onde será assinada a autorização para as obras.
O prefeito Arnaldinho Borgo afirmou que reerguer a ponte é mais que uma obrigação para a prefeitura, e se trata de respeito a um patrimônio histórico de Vila Velha.
De acordo com o prefeito, após a conclusão da obra, a ponte ligará a Barra do Jucu ao Parque de Jacarenema.
“É uma obra ousada, com grande aporte financeiro, que só é possível aplicar porque fizemos organização financeira e administrativa na prefeitura. Depois de pronta, a Ponte da Madalena vai interligar o bairro ao Parque de Jacarenema e, em breve, o novo projeto da orla da cidade. Vila Velha modernizando, se inserindo no futuro, mas preservando raízes”, comentou o prefeito”, afirmou.
A Ponte da Madalena é considerada um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e foi destruída em 3 de dezembro de 2017, quando houve uma cheia no Rio Jucu.
A estrutura foi erguida em 1896, e ficou famosa em todo o Brasil por ser a musa inspiradora de Martinho da Vila, para o samba “Madalena do Jucu”, lançado em 1989.
Leia Também: Marco cultural de Vila Velha, Ponte da Madalena será reconstruída