Geral

VÍDEO | Protesto em frente ao Palácio Anchieta termina e trânsito é liberado

Pistas das avenidas Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas foram totalmente interditadas na tarde desta segunda-feira (27)

Leticia Pedrini
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

Uma manifestação em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, deixou o trânsito congestionado, na tarde desta segunda-feira (27), na região do Centro da Capital.

As pistas das avenidas Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas foram totalmente interditadas por alguns minutos. Alguns motociclistas tentaram furar o bloqueio, mas foram impedidos. Os manifestantes carregavam faixas e cartazes, cobrando moradia. O protesto já foi encerrado.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O repórter fotográfico do Folha Vitória, Thiago Soares, esteve no local e informou que os manifestantes saíram das avenidas e foram para a entrada do Palácio Anchieta.

Por volta de 16h30, eles voltaram para as vias e bloqueiam a passagem dos veículos em duas faixas, mantendo uma das faixas liberadas para o tráfego. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma representante do grupo, identificada como Janine, disse ser da ocupação do Residencial Limão, em Cariacica, e explicou o protesto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Queremos direito de moradia, com dignidade, escola para nossas crianças, saúde para todos, energia e água. É o que nós pedimos: o básico. A água fomos nós mesmos que colocamos na ocupação. Mas não temos a dignidade de ter tudo regularizado para essas ocupações aqui representadas, de Vila Velha, de Chico Prego, em Vitória, e a do Residencial Limão, em Cariacica.

Segundo Valdenir Ferreira Ferraz, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, estiveram presentes na manifestação o Movimento Atingido por Barragens, a Intersindical e mandatos do deputado federal Helder Salomão (PT), da deputada estadual Camila Valadão (Psol) e do vereador de Vitória André Moreira (Psol), além da Central Única dos Trabalhadores (CUT).  

O manifestante explicou que a intenção do protesto foi chamar atenção para a situação de famílias em acampamentos na Grande Vitória e pressionar o governo por soluções para o assentamento destas famílias. 

Ainda de acordo com Ferraz, cerca de 300 famílias participaram das movimentações em frente ao Palácio Anchieta. 

"Há tempos tentamos falar com o governador, hoje precisamos mobilizar as famílias para pressionar um pouco mais esse diálogo. Foram cerca de 300 famílias com bandeiras, cartazes, palavras de ordem", relatou. 

Ferraz contou ainda que os manifestantes foram atendidos pela secretária de Direitos Humanos do Espírito Santo, Nara Borgo, que ouviu às reivindicações dos presentes. 

VEJA VÍDEO:

A Guarda Municipal de Vitória informou por nota que os manifestantes interditaram duas faixas da Avenida Jerônimo Monteiro, no sentido Camburi-Cariacica, por cerca de 15 minutos, antes de seguir para a praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta.

Na mesma nota, a Guarda relatou que o grupo de manifestantes retornou à pista da Avenida Jerônimo Monteiro e interditou as duas faixas, nos dois sentidos. . O fluxo de veículos segue em apenas uma faixa em cada um dos sentidos. A agentes estão no local organizando o trânsito.

A manifestação foi encerrada por volta de 17h55. Assim que o protesto foi finalizado, os manifestantes se dirigiram a um ponto de ônibus, onde esperavam ônibus de caravana para ir embora. 

Pontos moeda