Falta menos de um mês para o início do verão e o Espírito Santo já viveu uma prévia da estação mais quente do ano com a passagem de uma onda de calor na última semana. Os chuveiros das praias da Grande Vitória são uma boa opção para quem busca alívio das altas temperaturas, seja para tirar o sal do corpo após um banho de mar, seja para garantir um refresco depois da atividade física.
Mas será que eles estão funcionando corretamente? O Folha Vitória procurou as prefeituras em busca de resposta.
A Prefeitura de Vitória anunciou na última quinta-feira (23), que todos os 28 chuveiros da orla das praias da Capital passam por manutenções preventivas diárias para garantir o funcionamento adequado das duchas durante o verão.
Segundo a prefeitura, a manutenção preventiva é feita continuamente, durante todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.
De acordo com o secretário de Central de Serviços, Leonardo Amorim, a medida é tomada, principalmente, pelo aumento do número de frequentadores durante o período de calor intenso e do verão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Sabemos que nessa estação do ano o número de pessoas que frequentam as praias aumenta, sendo assim estamos desempenhando mais ações para promover uma praia limpa como instalação de novas papeleiras, contentores e continuamos com os cuidados diários de limpeza nas praias e chuveiros”.
Ainda de acordo com o secretário, a participação dos moradores na conservação dos equipamentos é de extrema importância, uma vez que diversos chuveiros já foram alvo de vandalismo na capital.
Vila Velha, Guarapari e Serra
Já a Prefeitura de Vila Velha informou por nota que há 48 chuveiros em funcionamento na cidade. O município conta com equipe exclusiva para manutenção preventiva e corretiva periódica.
Na mesma nota, a prefeitura informou que os problemas mais recorrentes apresentados pelos chuveiros é o desgaste por uso, mas que as manutenções são feitas semanalmente e o uso por banhistas não é interrompido.
Também por nota, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Serviço (Sese), informou que realiza manutenções periódicas nos chuveiros e que intensifica as ações no verão.
Além disso, a secretaria afirmou que por conta do vandalismo e do mau uso, sobretudo no verão, consertos são realizados por demanda.
A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura(Setec), informou que são 12 duchas ao longo da orla da Praia do Morro, e a concessão de uso destes, são de responsabilidade dos gestores dos banheiros.
Ao todo são seis, no calçadão da orla. Para cada banheiro, são disponibilizadas duas duchas. Quanto à manutenção, ela é de responsabilidade dos gestores.
Leia Também: Governo libera entrada nas ilhas costeiras do Espírito Santo