Geral

VÍDEO | Incêndio atinge fábrica da Placas do Brasil no Norte do ES

O governo do Estado e a Federação das Indústrias lamentaram o incidente. Fogo começou na tarde deste domingo (19)

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Vídeo Redes Sociais

Um incêndio atingiu a fábrica de MDF Placas do Brasil, em Pinheiros, no interior do Espírito Santo na tarde deste domingo (19). A empresa, localizada às margens da BR 101 Norte, produz o material a partir de madeira reflorestada. Segundo a  comunidade local, o fogo se alastrou rápido pela empresa.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram mobilizadas e atuam no local, em parceria com os brigadistas da própria empresa. Informou ainda que o local possui um grande depósito de madeira e que o fogo está queimando as ilhas de biomassa no pátio e os silos de biomassa e cavaco de processo. 

Além disso, destaca que o incêndio está controlado e as demais instalações industriais, preservadas.

A nota diz ainda que: "Um Sistema de Comando de Operações (SCO) foi instalado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alexandre Cerqueira, que se encontra no local e o tenente Davi Pedrosa está à frente das operações de combate. A empresa dispõe de hidrantes, carros pipa e bom armazenamento de água, o que está contribuindo para o trabalho das equipes. Ainda não é possível estabelecer previsão para encerramento da ocorrência".

Findes e governo do Estado lamentam incêndio em fábrica

Em uma publicação em uma rede social, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço falou sobre o incêndio na fábrica.

"Muita apreensão e apoio! Após o desastre na fábrica da Cacau Show em Linhares, incêndio nesse momento na unidade da @placasdobrasiloficial, em #Pinheiros. @bombeiromilitares mobilizados, comandante geral @coronelcerqueira em deslocamento ao local. Empresa genuinamente capixaba, de abrangência nacional, que produz MDF de madeira reflorestada, eucalipto 100% renovavável. Queima de vegetação no entorno, muito seca, atingiu a planta industrial. Estamos acompanhando e trabalhando para contenção do incêndio. @governo_es @desenvolvimento_es @prefeitura_de_pinheiros @pedrocanarioes @findes.oficial"

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, também se pronunciou por meio de nota. Veja nota na íntegra:

"A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lamenta imensamente o incêndio ocorrido na tarde deste domingo (19) em algumas instalações da Placas do Brasil, fábrica de MDF localizada em Pinheiros, no Norte do Estado.

Desde que tomou conhecimento do incidente, a Findes está acompanhando de perto a situação, junto à diretoria da empresa, e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário. Felizmente, o fogo não causou vítimas e está sob controle, mas a situação, por inspirar cuidados, está sendo monitorada continuamente por profissionais especializados.

A Findes manifesta a sua solidariedade aos sócios e aos colaboradores da empresa e reforça a importância desta indústria para o Espírito Santo. O Estado é hoje uma referência nacional quando o assunto é MDF em virtude do trabalho realizado pela Placas do Brasil. Temos a certeza de que o incidente em nada mudará o espírito empreendedor e associativo do grupo".

Incêndio destrói fábrica da Cacau Show em Linhares

No último dia 7, outro incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica de chocolates da Cacau Show, às margens da BR-101, em Linhares, também no Norte do Estado. 

O fogo começou durante a madrugada. Um colaborador da empresa teve ferimentos leves. Na ocasião, a pista lateral da BR-101, onde a empresa também fica situada, chegou a ser interditada para as equipes trabalharem na ocorrência. 

Ao todo, cerca de 47 bombeiros participaram do combate às chamas que ultrapassaram 48h de trabalho e mais de 850 mil litros de água utilizados.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Banhista é baleado durante tentativa de assalto na praia de Itaparica, em Vila Velha


Pontos moeda