Geral

Vitória deve registrar novo recorde de calor nesta terça, diz Climatempo

A previsão é de que os termômetros cheguem aos 38ºC ao longo do dia, superando os 37,7ºC registrados nos últimos dois dias

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O calorão deve permanecer em grande parte do Brasil e, nesta terça-feira (14), Vitória deve registrar um novo recorde de altas temperaturas no ano. De acordo com a Climatempo, há chances de que os termômetros na capital capixaba cheguem aos 38ºC. 

Ainda de acordo com o instituto de meteorologia, o atual recorde de calor em Vitória em 2023, de 37,7°C, foi registrado nos últimos dois dias, no domingo (12) e segunda-feira (13).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Dessa forma, Vitória deve ficar entre as oito capitais com as temperaturas mais elevadas do Brasil nesta terça-feira, perdendo apenas para Cuiabá, Rio de Janeiro (ambas com máxima prevista de 41ºC), Teresina (40°C) e Palmas (39°C), e dividindo a quinta colocação com São Paulo, Belo Horizonte e Manaus.

LEIA TAMBÉM: Recorde: Vitória tem tarde mais quente do ano e temperatura no Sul do ES chega a quase 41ºC

Além disso, a Climatempo destaca que não há previsão de chuva para amenizar um pouco a sensação térmica em Vitória, diferentemente de São Paulo e Manaus, que podem ter algumas pancadas de chuva a partir do meio da tarde.

ES recebe alerta de calor intenso para todas as cidades

Na segunda-feira, o Espírito Santo recebeu um aviso meteorológico de grande perigo, classificado na cor vermelha, por conta da onda de calor que atinge os municípios capixabas.

O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que previu temperaturas 5ºC acima da média nos próximos dias, o que pode provocar riscos à saúde.

O alerta emitido pelo Inmet é válido até a manhã de sexta-feira (17), mas pode ser renovado. De acordo com a previsão dos meteorologistas, as temperaturas devem seguir elevadas no país ao menos até o fim de semana.

LEIA TAMBÉM: Onda de calor no ES: saiba os riscos para a saúde e como se proteger

Pontos moeda