Blackout: Iema diz que vai apurar a causa de incidente na ArcelorMittal
A empresa informou que houve um blackout (falta de energia) na usina que afetou a Central Termelétrica, mas que não houve vítimas
O governo do Estado afirmou que vai apurar as causas do incidente ocorrido na empresa ArcelorMittal, no complexo de Tubarão, que assustou moradores da Grande Vitória neste domingo (17).
O forte barulho causado pelo blackout (falta de energia) na usina da empresa pareceu com o de uma explosão e foi relatado por moradores de diversas regiões da Grande Vitória, que chegaram a relatar um tremor em apartamentos e casas.
LEIA TAMBÉM:
>Veja vídeos e fotos no Complexo de Tubarão, após forte barulho neste domingo
>Forte barulho em usina da ArcelorMittal assusta moradores na Grande Vitória; veja vídeos
>Morre João Dalmácio, empresário fundador do hotel Porto do Sol
Em nota, o plantão de Atendimento a Acidentes Ambientais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) afirma que foi acionado pela empresa para atender o acidente e que a equipe do Iema estava no local acompanhando a situação. O órgão está colhendo as informações para a elaboração de laudos e relatórios que possam esclarecer a situação.
"A empresa informou que iniciou imediatamente as medidas de controle e está implementando ações para a proteção da vida humana e a mitigação dos danos ambientais", informou o Iema.
O que houve na ArcelorMittal?
A empresa informou, por meio de nota, que houve um blackout (falta de energia) na usina neste domingo, que afetou a Central Termelétrica, mas que não há vítimas.
"O evento gerou um barulho intenso, mas não houve vítimas. Todas as medidas estão sendo tomadas voltadas a segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais já foram informados."
Confira os vídeos do incidente:
A empresa acrescentou que as imagens mostrando chamas em um dos processos, são, na verdade, um sistema de segurança chamado bleeder, que são dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.
Susto na população
Em publicações nas redes sociais, com vídeos e fotos que mostram a fumaça saindo da área da ArcelorMittal, não faltam comentários de moradores assustados:
"Minha casa tremeu pensei que ia quebrar a janela . Eu moro do lado da Arcelor foi um susto enorme."
"Até agora me recuperando do susto."
"Eu moro em nova rosa da penha cariacica a minha casa tremeu também e o barulho deu pra ouvi e foi bem alto."
"Eu sou moradorada grande maruipe foi um abalo muito grande o meu predio tremeu todinho ."
"Estava no trabalho em Bento Ferreira. Quando ouvi o barulho e portas, janelas e senti o tremor na recepção onde estava."
"Foi um acidente enorme com um estrondo gigantesco. Não deixaram a polícia e os bombeiros entrar. Muito estranho. Como se escondessem algo."