Chuva de meteoros: saiba quando e como observar no Brasil
Fenômeno anual terá pico de visibilidade no Brasil com até 20 meteoros por hora; melhor horário varia por região
Os brasileiros poderão observar a famosa chuva de meteoros Leônidas, um espetáculo celeste que ocorre anualmente em novembro.
Neste ano, o fenômeno vai acontecer na próxima segunda-feira (18). A expectativa é que o evento atinja seu pico com uma média de 15 meteoros por hora.
LEIA TAMBÉM:
Ave ameaçada de extinção será símbolo de uniformes em escolas do ES
De arremesso de copo a tapas: brigas de vizinhos vão parar na Justiça do ES
Trump confirma Musk no governo; bilionário promete acabar com "gastos idiotas"
Os horários recomendados para observação variam: na Região Norte e Nordeste, o melhor período será a partir da 1h30; nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a partir das 3h; e, no Sul, a partir das 3h30.
Com origem na constelação de Leão, os meteoros Leônidas viajam a uma velocidade média de 70 km/s e têm magnitude de 2.5, o que deve proporcionar boa visibilidade para aqueles em áreas com baixa poluição luminosa.
No entanto, a presença da Lua pode reduzir a nitidez dos meteoros no céu, mas especialistas ainda preveem uma taxa variável entre 5 e 20 meteoros por hora, dependendo das condições atmosféricas.
A observação ideal pode ser feita a olho nu, sem a necessidade de equipamentos como telescópios. Para uma experiência de visualização aprimorada, recomenda-se buscar locais afastados das luzes da cidade e direcionar o olhar à constelação de Leão.