Geral

Educação em Pauta: projetos finalistas serão divulgados nesta quarta

Concurso serviu para que educadores estaduais e municipal pudessem enviar propostas para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos professores

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O grande momento está chegando. Nesta quarta-feira (6), a lista com os três projetos finalistas do concurso "Educação Em Pauta", organizado pela Rede Vitória em parceria com a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), será divulgada.

O concurso foi anunciado no dia 15 de outubro, Dia do Professor, e, ao todo, 36 participantes enviaram seus projetos com propostas para melhorar a qualidade de vida dos docentes.

LEIA TAMBÉM: 

Contrações na BR-101: bebê nasce em parto de emergência na Serra

"Morro do Moreno": barco de dois andares do Aquaviário começa a funcionar

Alerta de chuvas intensas para 49 cidades do Espírito Santo; veja lista

O concurso serviu para que profissionais de educação estaduais e municipais pudessem enviar propostas para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos professores no ambiente escolar.

Os projetos foram avaliados pela originalidade e inovação, interesse coletivo e finalmente por clareza e objetividade. A proposta vencedora será enviada à Ales e poderá ser votada para se tornar um projeto de lei.

Para o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, estar ao lado dos professores do Estado é fundamental, não apenas para melhoria na qualidade de vida dos profissionais, mas também porque políticas de mitigação e enfrentamento à pobreza e desigualdade social passam necessariamente pela educação.

"Sabemos que o Brasil é um país muito desigual e entendemos que o melhor caminho para diminuir essa desigualdade é a educação, a educação é o que nos permite quebrar esse ciclo de pobreza intergeracional. Esse projeto vem em um momento muito bom, estruturado pela Assembleia Legislativa do nosso Estado e nós, como veículo de comunicação, temos o dever de fomentar, de incentivar, para que se torne uma vitrine e a gente consiga melhorar o ensino básico e a qualidade de vida e oportunidade", afirmou. 

Políticas de valorização

O presidente da Ales, deputado estadual Marcelo Santos (União Brasil), afirma que o concurso realizado em parceria com a Rede Vitória tem como função principal dar voz e valorizar a classe dos profissionais de educação. 

Para o deputado, que faz parte da banca avaliadora das propostas, o concurso é uma forma de garantir que os profissionais estejam cada vez mais capacitados e também tenham acesso a políticas de saúde efetivas e eficazes.

Segundo o parlamentar, a maior intenção do concurso é realmente propiciar a criação de uma lei baseada nas sugestões dos professores participantes do projeto. 

"Esse é o objetivo, que essa sugestão possa se tornar, a partir da iniciativa de um profissional de educação, uma lei que beneficie todos os profissionais de educação em todo o Espírito Santo".