Entenda o que é TRI, método para calcular a nota do Enem
Apesar de dar uma noção do desempenho na prova, o gabarito por si só não permite ao participante calcular sua nota na avaliação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve as primeiras provas da edição de 2024 aplicadas neste domingo (3). O gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.
A divulgação do gabarito oficial será feita exclusivamente na página do Enem. Até lá, os estudantes podem consultar a correção extraoficial da prova.
Apesar de dar uma noção do desempenho na prova, o gabarito do Enem por si só não permite ao participante calcular sua nota na avaliação. Isso acontece porque o Inep utiliza um método específico para o cálculo da nota, que atribui pesos diferentes para cada questão do exame, é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
LEIA TAMBÉM:
>> Guia do Enem 2024: tudo o que você precisa saber para o 2º dia de provas
>> Enem: saiba quando será divulgado o gabarito oficial da prova
>> Redação do Enem 2024 destaca a valorização da herança cultural africana no Brasil
COMO A NOTA DO ENEM É CALCULADA?
O candidato pode atingir um máximo de 1000 pontos em cada uma das cinco áreas. A nota é determinada pela soma das mesmas, divididas pelo número de disciplinas.
Exemplificando: caso o aluno tire 800 em Ciências Humanas, 700 em Ciências da Natureza, 500 em Matemática, 600 em Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e 900 na redação, basta fazer o cálculo de 800 + 700 + 500 + 600 + 900, que dá o total de 3500; dividindo por cinco, a nota final é 700.
A avaliação do desempenho na redação depende dos seguintes fatores: Compreensão da proposta de redação, demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto, domínio da norma padrão da língua portuguesa, elaboração de proposta de solução para o problema abordado, respeitando valores e considerando as diversidades socioculturais e seleção e organização das informações. Cada um dos critérios concede um máximo de 200 pontos. Somando todos, chega-se ao total de 1000.
LEIA TAMBÉM: Enem 2024: veja gabarito extraoficial dos cadernos azul, branco, amarelo e verde
Dependendo da faculdade escolhida pelo candidato, algumas áreas podem ter peso maior. Por exemplo, nas engenharias, a matemática pode ter mais influência. Neste caso, na hora de somar todas as notas, multiplica-se o total da área pelo índice de peso. Caso Matemática e suas Tecnologias tenha 3 de peso e o aluno tirou 500, multiplicaria 500 por 3. Na hora de dividir, a operação é feita com a soma do número total de pesos.
Bolsas no ProUni e vagas pelo Sisu são calculadas de acordo com a nota de corte dos cursos escolhidos, e das instituições. Por isso, o candidato deve ficar atento a essas informações quando forem divulgadas pelo Inep.
*Com informações do Estadão Conteúdo.