Geral

Frente fria no ES: alerta de temporais no fim de semana. Veja previsão!

Volume de chuva pode passar de 80 milímetros em algumas áreas do Estado, como na Grande Vitória e no litoral norte

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Climatempo

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste colocou o Espírito Santo em alerta para temporais ao longo do fim de semana. Segundo o Instituto Climatempo, a instabilidade deve trazer volumes significativos de chuva para as cidades capixabas, inclusive para a Capital, Vitória. 

A frente fria avança devagar e, além de prolongar as condições instáveis, atua em conjunto com o transporte de umidade vindo da faixa norte do Brasil, intensificando ainda mais as chuvas no Estado.

LEIA TAMBÉM: 

>> VÍDEO | Deslizamento atinge 3 casas e deixa 8 desalojados em Venda Nova

>> VÍDEO | Córrego transborda e carros transitam com dificuldade em Cachoeiro

>> VÍDEO | Em três minutos, chuva alaga ruas em cidade no ES

De acordo com o Climatempo, outro fator que potencializa a instabilidade é a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas.

Na quinta-feira (21), algumas áreas do Estado já registraram acumulados significativos de chuva. Em Alegre, foram registrados 70 milímetros, enquanto Alfredo Chaves acumulou 50 milímetros, segundo o Climatempo.

A chuva volumosa provocou um deslizamento de terra em Venda Nova do Imigrante. Três casas foram atingidas. Pelo menos oito pessoas precisaram sair de suas residências.

PREVISÃO DO TEMPO 

De acordo com o Climatempo, as chuvas continuam a preocupar nesta sexta-feira (22). Além da chuva, há previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h durante todo o dia. 

Os ventos podem agravar os transtornos, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos em estruturas.

Para o fim de semana, a expectativa é de que a chuva seja distribuída em todo o Espírito Santo. Na maior parte do Estado, a chuva deve passar de 60 milímetros. Algumas áreas da Grande Vitória e do litoral norte podem ter mais de 80 milímetros, de acordo com as previsões mais recentes.