Homem branco paga R$ 10 para chicotear negro em situação de rua em MG
O caso aconteceu no Dia da Consciência Negra (20). A agressão foi filmada e cometida por um homem branco, que usou um cinto para desferir os golpes
No Dia Nacional da Consciência Negra (20), um caso de injúria racial e agressão física foi registrado em Itaúna, região oeste de Minas Gerais. O homem negro em situação de rua e conhecido pela comunidade local foi chicoteado com um cinto por um homem branco, ainda não identificado, que teria pago R$ 10 para cometer o ato.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO | Em três minutos, chuva alaga ruas em cidade no Sul do ES
Homem descobre que dona de padaria favorita é sua mãe biológica
Câmara aprova projeto que reduz jornada de militares estaduais com dependentes com deficiência
O crime foi gravado por uma terceira pessoa, que divulgou as imagens nas redes sociais.
No vídeo, o agressor aparece vestindo uma blusa com identificação de serviços de pintura e faz comentários preconceituosos, religiosos e políticos para justificar a violência, alegando que o homem em questão seria um dependente químico e usaria o dinheiro para comprar drogas.
O episódio gerou indignação na cidade, especialmente por ocorrer em uma data que simboliza a luta contra o racismo e a valorização da cultura negra.
A situação não teve boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais. No entanto, a Polícia Civil instaurou um procedimento investigativo para identificar a autoria e apurar todas as circunstâncias do caso.